Drone de combate turco Kizielma avança para produção em série. O Bayraktar Kızılelma, a primeira aeronave de combate não tripulada (UCAV) desenvolvida pela fabricante turca Baykar Technologies, deverá entrar na produção em série no próximo ano. A expectativa chega após o anúncio de mais um voo de testes bem sucedido, celebrado por Selçuk Bayraktar, Presidente do Conselho de Administração, nas suas redes sociais.
O Kızılelma foi apresentado pela primeira vez em junho do ano passado, com o voo inaugural realizado cerca de seis meses depois, em 14 de dezembro de 2022. Desde então, foram construídos dois protótipos que são usados nos testes em solo e nos diversos voos de avaliação. A meta é o início da produção em série no ano que vem e, em 2025 iniciar os testes embarcado no TCG Anadolu, o maior navio de guerra da Marinha da Turquia.
Ao longo do último mês de abril a campanha de testes de sistemas foi intensificada, culminando com avaliações em voo que, segundo a fabricante, foram concluídos com sucesso.
Na feira Tecnofest, realizada recentemente em Istambul, um protótipo do Kizielma participou de voos de formatura ao lado dos jatos tripulados NF-5A/B da Esquadrilha “Turkish Stars” e do F-16C da equipe acrobática “SoloTürk”.
O UCAV Kizilelma é um monomotor que poderá alcançar velocidades próximas de 800 km/h, voando a uma altitude máxima de 10.500 metros (35 mil pés), com uma autonomia de cinco horas de voo e um raio de ação de 900 quilômetros. O drone terá um peso máximo de decolagem de 5.550 kg, incluindo cerca de 1.500 kg de carga útil (armamentos e sensores). Terá capacidade de pousar e decolar de navios de ataque anfíbio equipados com pequenas pistas, como o TCG Anadolu.
Seus compartimentos internos para armamentos, e design com seção transversal e baixa assinatura radar, deixará o Kizilelma com características furtivas. Aliado a isso, a aeronave terá um radar AESA embarcado, que fornecerá aos operadores alta consciência situacional.
Através da Baykar Co, a Turquia se tornou um dos poucos países que dominam amplamente o desenvolvimento de veículos aéreos de combate não tripulados. A empresa produz o drone de sucesso Bayraktar TB2, amplamente utilizado com sucesso em combates na guerra da Ucrânia, e mais o recente modelo, o Akinci que vemos no vídeo filmando o Kizilelma, entre outros.
@FFO