Drone coloca em risco os Blue Angels na Flórida. Um drone comercial voou perigosamente próximo aos jatos F/A-18E Super Hornets dos Blue Angels. O incidente aconteceu na praia de Pensacola, na Flórida, durante a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos Estados Unidos.
O vídeo publicado nas redes sociais nesta semana, incluindo a página dos Blue Angels Fan Club no Facebook, mostra o drone posicionado diretamente na trajetória do voo dos seis F/A-18E, enquanto eles realizavam uma passagem sobre a praia de Pensacola no dia 03 de junho.
As imagens causaram indignação e preocupação entre entusiastas de aviação, e revolta na comunidade de operadores de drones civis, que descreveram o voo inconsequente próximo aos jatos da Marinha como “acidente iminente”. O vídeo foi apagado após a grande repercussão.
“São [indivíduos] como esse que vão arruinar tudo para todos os outros. Colocando tantas pessoas em risco por filmagens medíocres. Quem quer que tenha feito esse vídeo deveria ser preso por imprudência e risco, no mínimo”, escreveu um operador de drone nas redes sociais, enfatizando que “…atingir o drone a 300 nós poderia ser desastroso para a equipe.”
O usuário do Twitter @BigBadUSNDawg, que estava na praia no dia do evento, disse que avistou dois drones voando durante a sessão de treinamento dos Blue Angels. “Eu fui um dos que reportou que eram dois [drones]. As autoridades conseguiram pegar um que estava voando sobre a praia durante o treino do Blues Friday”, escreveu a testemunha.
Em 2020 os Blue Angles enfrentaram uma situação semelhante, quando outro piloto de drone os colocou em perigo durante uma apresentação em Detroit.
O site DroneXL chama a atenção que apesar de não haver uma penalidade específica para este tipo de incidente, fica claro que pilotar drones em espaço aéreo restrito ou de uma maneira que coloque aeronaves tripuladas em risco é ilegal e pode resultar em penalidades severas.
“À medida que a tecnologia de drones continua a avançar e se tornar mais acessível, é crucial que os operadores priorizem a segurança e cumpram os regulamentos. Incidentes como esses ressaltam a necessidade de educação e aplicação mais rigorosa das leis sobre os operadores de drones, para garantir a segurança de aeronaves tripuladas e não tripuladas”, escreve o editor do portal especializado no assunto.
@FFO