• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Drone britânico Windracers Ultra agora tem alcance de 2000 km

31 de janeiro de 2026
Drone britânico Windracers Ultra agora tem alcance de 2000 km. Foto: Windracers.

Drone britânico Windracers Ultra agora tem alcance de 2000 km. A fabricante britânica de drones civis e militares Windracers anunciou que seu sistema aéreo não tripulado de carga pesada de uso duplo, o ULTRA, agora pode voar até 2.000 quilômetros em uma única missão, um alcance comparável à distância entre Londres e Marrakech.

O anúncio foi feito no evento Windracers LAUNCH 2026, no centro de Londres, onde o diretor-executivo, Simon Muderack, confirmou que a aeronave pode ser configurada para transportar uma carga útil de 200 kg por 2.000 km. A atualização amplia o perfil operacional e logístico de longo alcance já existente do ULTRA, que já permitiu sua implantação em alguns dos ambientes mais exigentes do mundo.

O fundador e presidente Stephen Wright afirmou que a demanda pela plataforma está aumentando em diversas áreas, como defesa, ajuda humanitária, pesquisa e transporte aéreo de carga civil, com novas missões programadas para começar ainda este mês. O evento contou com a presença de parlamentares, autoridades governamentais e representantes de órgãos internacionais de pesquisa e inovação.

As demonstrações durante o lançamento incluíram uma missão de voo totalmente autônoma no aeródromo de Llanbedr, no norte do País de Gales, destacando o foco da Windracers em aviação autônoma e operações de longa duração. A empresa também apresentou a capacidade logística do ULTRA, com piso retrátil, projetada para apoiar missões de reabastecimento em locais remotos ou disputados.

O chefe de engenharia da Windracers, Konstantinos Kontogiannis, confirmou que a aeronave já consegue transportar mais de 100 kg por mais de 2.000 km, e a configuração de 200 kg deverá estar disponível nos próximos meses. O chefe de produção, Joe Roberts, delineou os planos para ampliar a produção, com a expansão das instalações para suportar a fabricação de centenas de aeronaves ULTRA nos próximos dois anos.

O ULTRA já está em uso ativo em regiões como a Ucrânia, o Alasca, a África Central e as regiões polares, apoiando tarefas logísticas, de pesquisa e operacionais em ambientes austeros. A aeronave também foi implantada na Estação de Pesquisa Rothera, na Antártica, a maior instalação de pesquisa do Reino Unido no continente.

Stephen Wright afirmou que o novo marco de autonomia coloca o ULTRA em um seleto grupo de sistemas não tripulados de longo alcance que estão moldando o futuro das operações aéreas. “Com sua combinação de capacidade de carga pesada e alcance de 2.000 km, atualmente em desenvolvimento, o ULTRA da Windracers se posiciona entre um grupo privilegiado de UAS de longa duração que estão redefinindo o que é possível tanto em operações civis quanto militares”, disse ele. “A Windracers está expandindo os limites para tornar os drones de carga pesada de uso duplo um sistema de aviação econômico, confiável e seguro para aqueles que mais precisam.”

O ULTRA também foi adotado por organizações de pesquisa que atuam nas áreas de ciências ambientais e climáticas. Cathy Cahill, professora da Universidade do Alasca Fairbanks e diretora do Centro do Alasca para Integração de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas, afirmou: “Escolhemos o Windracers ULTRA devido à sua comprovada capacidade de operar em ambientes extremos e remotos. O uso de drones de grande porte como o ULTRA nos permite entregar bens e serviços essenciais a comunidades que, de outra forma, seriam inacessíveis, sem colocar os pilotos em risco.”

A Windracers afirmou que a mais recente atualização de autonomia reforça o papel do ULTRA nos domínios da defesa e civil, apoiando a logística, a pesquisa e a resiliência operacional, ao mesmo tempo que contribui para as ambições mais amplas do Reino Unido em tecnologia de aviação não tripulada soberana.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login