DRDO e IAF testam míssil Stand-Off anti-blindados. A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO – Defence Research and Development Organisation) e a Força Aérea Indiana (IAF – Indian Air Force) realizaram o primeiro teste, em Pokhran no dia 11 de dezembro de 2021, com o novo míssil antitanque SANT ou Stand-off Anti-tank, que foi totalmente projetado e desenvolvido localmente. O teste em voo foi bem-sucedido, cumprindo todos os objetivos da missão.
A SANT foi lançada de um helicóptero Mi-35 da IAF. O mecanismo de liberação, orientação avançada e algoritmos de rastreamento, bem como o software integrado aos aviônicos, tiveram um desempenho satisfatório. O míssil está equipado com um buscador MMW de última geração, que oferece capacidade de ataque de alta precisão a uma distância segura. A arma pode neutralizar alvos em um alcance de até 10 km.
O míssil SANT foi projetado e desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Imarat (RCI – Research Centre Imarat), de Hyderabad, em coordenação com outros laboratórios DRDO e com a participação da indústria local. Esta é a terceira arma stand-off, que foi testada recentemente. Antes os testes ocorreram com uma bomba de longo alcance e uma arma anti-pista inteligente, que estão sendo desenvolvidas para fortalecer o arsenal da IAF.
@CAS