Em um comunicado feito dia no 25 de setembro de 2020, a Cobham Group informou que vendeu sua aérea de negócios de Aviation Services UK para a empresa americana com sede no Aeroporto Internacional Lakeland Linder, Lakeland/FL., Draken International LLc.
A Aviation Services UK inclui a FR Aviation Ltd., o que congrega várias subsidiárias ativas no campo de arrendamento de aeronaves, inspeção e calibragem de auxílios em voo e serviços de helicópteros no Reino Unidos e no exterior. A venda já havia sido informada em dezembro de 2019, mas na época, o comprador foi mantido em sigilo.
Draken é hoje uma das empresas mais prósperas do crescente mercado de suporte e treinamento aéreo adversário (Red Air ou Aggressor), oferecendo suporte nas áreas de Joint Terminal Attack Controller (JTAC), Close Air Support (CAS), treinamento de voo, simulação de ameaças, suporte de guerra eletrônica, reabastecimento aéreo, pesquisa e serviços de teste para o Departamento de Defesa dos EUA, e claro, treinamento adversário para Forças Aéreas.
A empresa possui 12 Atlas Cheetah C/D (ex-South African Air Force); 9 Aermacchi MB339CB (ex-Royal New Zealand Air Force – RNZAF); 5 Aero L-39 Albratros; 24 Aero L-159E ALCA; 12 Douglas A-4K/N Skyhawks (ex-Royal New Zealand Air Force – RNZAF e Israel Air Force); 1 Douglas TA-4K (ex-Royal New Zealand Air Force); 22 Dassault Mirage F1M/B (ex-Ejército del Aire) e 37 Mikoyan MiG-21MF/BIS e MiG-21UM.
Com a aquisição da frota da FR Aviation, passam a fazer parte da Draken 15 Falcon 20 e um Diamond DA42. A Draken não apenas expandiu seu tamanho, mas também ganhou acesso ao mercado europeu, abrindo futuras possibilidades de negócios com a USAFE, a OTAN e MoD UK, o que denota a possibilidade de implantar treinamento agressor privado no velho continente.
@CAS