Douglas DC-8-72CF leva ajuda humanitária para o Haiti. No último dia 14 de agosto, um forte terremoto de 7.2 graus de magnitude (Escala Richter) atingiu o Haiti, matando mais de 2.200 pessoas, neste que é um dos países mais pobres e politicamente instáveis do mundo. O povo haitiano sofre recorrentemente com este tipo de catástrofe natural, que a somado aos problemas políticos, afetam profundamente a precária (ou inexistente) infraestrutura do país.
Necessitando receber praticamente toda a ajuda do exterior, o Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, de Porto Príncipe (PAP / MTPP), é o principal ponto de chegada de profissionais e suprimentos no país. Uma das instituições que levou suas equipes para o Haiti foi organização não governamental (ONG) cristã, Samaritan’s Purse, que possui uma equipe de profissionais da saúde, e uma frota de aviões e helicópteros destinados para atuar em locais afetados por desastres.
No dia seguinte ao terremoto, a Samaritan’s Purse enviou para a capital haitiana o seu maior avião, o clássico quadrimotor Douglas DC-8-72CF. A aeronave, matrícula N872SP, batizado “Helping in Jesus name”, pousou em Porto Príncipe, transportando 31 profissionais da saúde, e 31 toneladas de suprimentos, como um hospital de campanha para atendimentos emergenciais, filtros de água, medicamentos, materiais de socorro, etc.
Em comunicado, a ONG informou que desastres dessa magnitude expõem os habitantes à ameaça de surtos mortais de cólera, doença endêmica da nação insular, e que infecta rapidamente as comunidades, principalmente pelo comprometimento do abastecimento de água potável. Inicialmente os profissionais da instituição atenderão as necessidades imediatas das vítimas do terremoto, mas estão preparadas para a crescente ameaça de outras doenças, como o alto risco de propagação de variantes do COVID-19.
Comprado em 2015, o DC-8-72CF da Samaritan’s Purse entrou em operação no ano seguinte. Desde então o jato esteve em vários locais que sofreram algum tipo de desastre, como na explosão no porto de Beirute, no Líbano, no combate ao COVID-19 na Itália, em Honduras, e outros locais. A ONG planeja realizar pelo menos mais um voo com o DC-8 para o Haiti, levando outro hospital de campanha e mais médicos.
Fabricado em 1968, o DC-8 da Samaritan’s Purse foi originalmente produzido na versão cargueira DC-8-62CF, e entregue para a companhia finlandesa Finnair (OH-LFR e OH-FLT), que o operou até 1981, quando foi vendido para a Força Aérea Francesa (F-RAFG). Em 1982 ele teve os motores originais P&W JT3D-3B, substituídos por quatro modernos CFM International CFM56-2, alterando a sua designação para DC-8-72CF.
Em 2005 o Governo francês vendeu o DC-8-72CF para um investidor norte-americano, que alugou o jato para algumas empresas, como a Air Transport International e Skybus (N721CX). Finalmente, em março de 2015, o DC-8 foi comprado pela Samaritan’s Purse (N872SP), que o revisou e alterou a sua configuração interna para um padrão combi (misto), com 32 assentos e capacidade de 38 tonaleadas de carga.
Entre 1958 e 1972, a Douglas Aircraft Company (posteriormente McDonnell Douglas), produziu 556 DC-8 em diversas versões. O número atual em operação carece de informações confiáveis, mas o conhecido Site Rzjets estima que apenas oito aeronaves estão em condições de voo, a saber:
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