Douglas A-26 Invader alemão voou após restauração completa. A empresa alemã Tina Fly GmbH, sediada em Eschbach, divulgou que o seu Douglas A-26 Invader “On Mark marketeer”, fez o primeiro voo com sucesso, após passar por uma completa restauração. O bimotor, prefixo N500MR (c/n 28048 # ex-USAAF 44-34769), foi adquirido em 2019 pela Tina Fly, tendo chegado no Aeroporto de Bremgarten (EDTG), em fevereiro daquele ano.
A diretora comercial da empresa, Martina Paul, coordenou pessoalmente dodo o trabalho de restauração, que foi conduzido pelo mecânico de aeronaves Felix Ohlhoff e pela empresa JF Aircraft Services.
A pintura foi completamente raspada para uma minuciosa revisão estrutural, bem como a renovação do sistema elétricos e uma revitalização do interior. A equipe da Jiri Flieger foi responsável pela renovação completa do cockpit, aviônicos e dos controles de voo. Como uma entidade inspetora da FAA, ao final do trabalho, a Jiri Flieger realizou a aceitação do projeto de restauração.
Os motores Pratt & Whitney R2800 CB-3 de 2.400 HP, foram restaurados pela Anderson Aeromotive Inc., que os deixou em condição de novos. Foram utilizadas hélices de Douglas DC-6 encurtadas. A última etapa foi o trabalho de polimento, executado pela Airglace Aviation.
Depois de aproximadamente 22.000 horas de trabalho, em 21 de setembro, coube ao experiente Lukas Meier, realizar o primeiro voo com o N500MR restaurado. Com uma extensa experiência de voo com P-51 Mustang, Pilatus PC-9 e Bombardier Challenger, Meier retornou eufórico dos 20 minutos de voo, sem nenhum problema, e após o pouso ele perguntou ao seu co-piloto, Achim Meier: “você quer voar em mais alguma coisa na sua vida?”
Fonte: Tina Fly GmbH
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO