Dornier Technology doa BO-105 ao Exército da Filipinas. O Exército das Filipinas recebeu a doação de um helicóptero utilitário leve Messerschmitt-Bolkow-Blohm Bo-105P1M (c/n 6149) ao seu Regimento de Aviação do Exército. A aeronave aumentará a capacidade do serviço de realizar missões de assistência humanitária e apoio a missões de regaste e auxílio a desastres.
O Bo-105 matrícula ‘223’ foi doado ao exército filipino pela Dornier Technology Inc, sendo entregue ao serviço durante uma cerimônia no Forte Ramon Magsaysay na cidade de Palayan, Nueva Ecija, em 26 de outubro. Ele se junta a outros dois Bo-105 (221 e 223). Col Xerxes Trinidad, porta-voz do Exército Filipino, declarou que o helicóptero será usado no serviço operacional. “A doação do Bo-105 é um equipamento adicional e essencial à missão da Aviação do Exército que apoiará as unidades do Exército e outras agências governamentais durante desastres e calamidades no país”.
O Tenente-General Romeo Brawner Jr — Comandante do Exército das Filipinas — explicou que o Bo-105 ajudará a melhorar a capacidade do Regimento de Aviação do Exército, acrescentando que o Exército continuará a impulsionar a expansão de suas instalações de apoio de base e a aquisição de meios aéreos, incluindo helicópteros de reconhecimento armados; helicópteros multimissão de médio porte e aeronaves de missão especial.
Desenvolvido pela Alemanha Ocidental durante os anos da Guerra Fria, o helicóptero utilitário leve e bimotor Bo-105 completou seu voo inaugural em 16 de fevereiro de 1967. O tipo teve um grande sucesso de exportação e permaneceu em produção até 2001 com a Eurocopter (que adquiriu a Messerschmitt-Bolkow-Blohm em 1991).
@CAS