• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Dois VC-25A em Manaus para a rápida visita de Biden no Amazonas

18 de novembro de 2024
Dois VC-25A em Manaus para a rápida visita de Biden no Amazonas (Foto: Redes Sociais).
Dois VC-25A em Manaus para a rápida visita de Biden no Amazonas (Foto: Redes Sociais).

Dois VC-25A em Manaus para a rápida visita de Biden no Amazonas. Após semanas de intensa preparação, inúmeros voos logísticos e a montagem de um impressionante aparato de segurança, pousaram na tarde de ontem (17), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, os dois Boeing 747-200 da USAF trazendo o Presidente Joe Biden e sua comitiva para uma rápida visita ao Amazonas.

O segundo VC-25A taxiando em Manaus, com o outro estacionado ao fundo (Fonte: Redes Sociais).

Designados militarmente como VC-25A e matriculados 25000 e 25001, os dois aviões especiais da USAF pousaram aproximadamente às 13h30 (horário local). Ambas aeronaves estacionaram paralelamente em frente a Torre de Controle do Aeroporto Eduardo Gomes, onde dois helicópteros presidenciais VH-60N White Hawk da Marinha Americana aguardavam por Biden.

No desembarque, Biden estava acompanhado da filha Ashley, da neta Natalie e do Secretário de Estados, Antony Blinken (Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica/G1).
No desembarque, Biden estava acompanhado da filha Ashley, da neta Natalie e do Secretário de Estados, Antony Blinken (Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica/G1).

Horas antes do pouso e durante todo o período de estadia em solo, o perímetro do Aeroporto Internacional de Manaus foi interditado pela rígida segurança. As operações aéreas foram restringidas até a partida do POTUS (sigla americana para Presidente dos EUA), que ocorreu por volta das 16h30 (horário local).

Biden desembarca do Marine One, um dos VH-60N White Hawk da US Navy, após rápido sobrevoo dos arredores de Manaus (Foto: Manuel Balce Ceneta/AP/G1).

Há pelo menos 10 dias, vários cargueiros C-17 Globemaster III da USAF foram vistos operando no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e na Base Aérea de Ponta Pelada, em Manaus, trazendo equipamentos, materiais, pessoal de apoio, veículos e helicópteros VH-60N e UH-60M, em uma impressionante operação logística para a curta passagem do POTUS em Manaus.

Toda a movimentação do “AIRFORCE ONE” pela América do Sul está sendo acompanhada por outro Boeing 747-200 muito especial da USAF. Utilizando o indicativo de chamada “GRIM 99”, o E-4B Nightwatch (matrícula 75-0125) do 595º Grupo de Comando e Controle, atua como Posto Aerotransportado de Comando Estratégico da Defesa Nacional dos EUA. O GRIM 99 decolou de Curaçao, no Caribe, com destino à Brasília (DF), onde permanece acompanhando “de longe” a movimentação do POTUS pelo Brasil.

GRIM 99 acompanha as aeronaves presidenciais da USAF pelo Brasil (Fonte: FR24).
GRIM 99 acompanha as aeronaves presidenciais da USAF pelo Brasil (Fonte: FR24).

O presidente Biden iniciou sua visita à América do Sul em Lima, no Peru, onde participou da cimeira de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). Sua primeira – e única – visita ao Brasil como POTUS, iniciou por Manaus e terminará no Rio de Janeiro, onde participará da reunião da Cúpula do G20.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login