Dois últimos KC-10A perto da aposentadoria final. Apenas dois McDonnell Douglas KC-10A Extender restam em operação na frota da USAF, depois que três aeronaves foram aposentadas. O crepúsculo desses clássicos trijatos é esperado para as próximas semanas, e encerrará um importante capítulo na história da aviação militar dos EUA e mundial.
Recentemente três aeronaves voaram de Travis para seu destino final, o “boneyard” (cemitério) do 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), na Base Aérea de Davis-Monthan, no deserto do Arizona. O 86-0030 foi desativado em 11/07, o 87-0119 em 1º/08) e o 86-0038 em 22/08.
Antes de pousarem no boneyard, os pilotos do 86-0030 e do 87-0119 fizeram passagens baixas sobre a Califórnia, Nevada e Grand Canyon. Por sua vez, o 86-0038, utilizando o indicativo “TOGA 79” , fez passagens baixas sobre a Baía de São Francisco.
As duas aeronaves restantes, matrículas 79-1948 e 86-0031, são operadas pela 60ª Ala de Mobilidade Aérea (60th AMW) e 349ª Ala de Mobilidade Aérea (349th AMW), ambas sediadas na Base Aérea de Travis, na Califórnia.
A aposentadoria da dupla restante é esperada para o próximo mês de setembro. Ambos estão voando em missões locais e tours especiais, como foi o caso da presença do 86-0031 no recentemente encerrado Royal International Air Tattoo (RIAT), realizado na Base Aérea da RAF em Fairford, no Reino Unido.
Em aproveitamento da sua estadia na Europa, a USAF utilizou o 86-0031 em uma missão operacional. Ele forneceu suporte de reabastecimento em voo para cinco F-16 que retornaram da Base Aérea de Al Udeid, no Catar, no Oriente Médio, para os Estados Unidos. Durante a escala técnica em Prestwick, na Escócia, no dia 17/08, os bombeiros do aeroporto estavam cientes da histórica missão, e receberam o KC-10A com o tradicional “water salute”.
A USAF operou um total de 60 KC-10A Extender recebidos a partir de 1981. Baseados na versão civil do McDonnell Douglas DC-10-30, essa icônica aeronave teve as suas funções de reabastecimento em voo e transporte tático absorvidas pelos intermináveis KC-135R Stratotankers e pelos novos (e problemáticos) Boeing KC-46A Pegasus.
@FFO