Dois T45C da US Navy sofrem colisão ar-ar. T45C da US Navy sofrem colisão ar-ar. Dois jatos de treinamento T-45C Goshawk do Training Squadron 22 (VT-22) vinculado a Carrier Training Wing 2 (CTW-2) da US Navy colidiram no ar hoje — 17/05 sobre o Texas, durante um voo de instrução. Tanto os dois instrutores como os alunos sobreviveram, segundo Marinha Americana.
“Dois aviões de treinamento T-45 Goshawk do VT-22 colidiram no ar em Ricardo, Texas, aproximadamente às 11:00 CST de hoje. Uma aeronave conseguiu pousar com segurança na Naval Air Station Kingsville, Texas. Já a outra aeronave foi perdida no acidente, tendo o instrutor e aluno piloto ejetado com segurança a cerca de nove milhas ao sul de Kingsville, em Ricardo, Texas. Um piloto foi levado ao CHRISTUS Spohn Hospital Kleberg com ferimentos leves. O incidente está atualmente sob investigação e a US Navyestá cooperando totalmente com as autoridades locais”, informou o Chief of Naval Air Training (CNATRA).
O T-45C é o jato de treinamento que os novos pilotos usam na escola de vôo, antes de serem treinados no tipo de aeronave que irão voar na frota. Os alunos realizam o treinamento em um simulador e em voos ao vivo ao lado de um piloto instrutor.
O VT-22 é sediado na Naval Air Station Kingsville, Texas. Ricardo, onde ocorreu o acidente, fica a cerca de 10 minutos de carro ao sul da NAS. Embora os T-45 sejam usados no estágio inicial de treinamento de novos pilotos, as operações geralmente são bastante seguras. No início deste ano – em 24 de março, a Marinha teve um outro acidente com um T-45C do VT-22 onde o aluno e o instrutor ejetaram apenas ferimentos leves.
O último incidente fatal com o T-45 ocorreu em outubro de 2017, quando o piloto Tenente Patrick Lawrence Ruth e o aluno Tenente Wallace Eugene Burch caíram perto de Tellico Plains, Tenn . A Marinha investigou o incidente e descobriu que comportamentos agressivos e inseguros, incluindo manobras em busca a baixas altitudes, foram a causa do acidente.
@CAS