Dois Su-57 Felon serão apresentados no China Airshow 2024. Pela primeira vez, o caça russo Sukhoi Su-57 (denominação OTAN “Felon”) visita a China. Dois exemplares do moderno jatos de combate furtivo da Força Aeroespacial Russa (RF VKS) serão expostos no Airshow China 2024, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de novembro em Zhuhai, província de Guangdong, no sul do país.
Segundo uma reportagem da China Central Television (CCTV), o primeiro pouso de um Su-57 em território chinês ocorreu na tarde de ontem (05), quando a aeronave código russo “054 Azul”, passou pelo Aeroporto Internacional de Taiyuan, província de Shanxi, no norte do país, seguindo em direção à Zhuhai.
Um segundo Su-57 chegou em Zhuhai semi-desmontado, a bordo de um cargueiro Antonov An-124. As imagens dos Felon na China tomaram conta das redes sociais. Até hoje, o Su-57 só foi apresentado em feiras na Rússia, sendo esta a sua primeira apresentação no exterior.
A China não é um mercado em potencial para o Su-57, pois sua a indústria local desenvolveu os caças de quinta-geração J-20 e o mais novo J-35. Com isso, a Rússia procura atrair a atenção de delegações internacionais como da Ásia, África, América do Sul e Oriente Médio, os quais são esperados no 15ª Airshow China.
O Su-57 é equipado com tecnologias de controle de vetorização de empuxo, permitindo que ele execute movimentos de alta manobrabilidade. Além disso, o caça é provado em combate, pois tem sido empregado diretamente pela Força Aeroespacial Russa na guerra da Ucrânia, onde enfrenta as defesas aéreas ocidentais.
Além do Su-57, a equipe de demonstração acrobática Russian Knights deverá participar do Airshow China 2024 com seis Su-35S e um caça Su-30SM, marcando seu retorno ao China Airshow a depois de oito anos, informou a CCTV. Desta forma, Moscou leva o que tem de melhor em aviação de caça para o evento de Zhuhai.
@FFO