Dois Rafale franceses voaram quase 9 mil quilômetros sem escalas. Dois caças Rafale B e um Airbus A330MRTT Phénix, da Armee de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE) pousaram no Aeroporto Roland-Garros, na Ilha Reunião, Território ultramarino francês no Oceano Índico, no último dia 05 de janeiro. O voo direto, sem escalas, de mais de 8.800 km entre a França e a Ilha Reunião serviu como missão de projeção de força do Exercício Marathon.
Durante a longa viagem que durou aproximadamente 11 horas, os caças Rafale do Esquadrão “Gascogne”, baseados em Saint-Dizier (BA 113), realizaram cerca de sete reabastecimentos em voo, com apoio de duas aeronaves-tanque.
O Exercício Marathon é parte de uma Operação maior chamada “Shikra”, que será realizada entre 05 de janeiro e 03 de fevereiro, e que irá se desenvolver em cinco etapas diferentes, na região da África Oriental. O Destacamento Aéreo 181, composto pelos Rafale do Exercício Marathon, participarão de treinamentos de alta intensidade, chamado “Khamsin”, no Djibouti e Egito.
Esta deverá ser a última missão de projeção, antes da implantação de alta intensidade que ocorrerá em 2023. Nesta operação, cerca de vinte caças Rafale e um número não confirmado de A330 MRTT serão deslocados em 48 horas, do território continental da França para a região Indo-Pacífico.
Première étape de la #MissionShikra, l'exercice #Marathon a permis de démontrer notre capacité à réaliser une projection de puissance à grande distance. 2 Rafale et 1 A330 Phénix ont rejoint d'une traite La Réunion depuis la France. pic.twitter.com/qrDBQZFM3T
— Armée de l'Air et de l'Espace (@Armee_de_lair) January 9, 2022
De acordo com o Scramble Magazine, as aeronaves identificadas no Exercício Marathon foram os Rafale B do Esquadrão de Caças EC01.004 “Gascogne” (323/4-HT e 325/4-HX) e o A330MRTT do Esquadrão de Transporte ERVTS01.031 “Bretagne” (044/F-UJCJ).
@FFO