Dois primeiros MQ-9B Sky Guardian do Canadá na linha de produção. O Departamento de Defesa Nacional do Canadá (DND) divulgou imagens dos seus dois primeiros MQ-9B SkyGuardian nas instalações da General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) em San Diego, na Califórnia. No final de 2023, o Canadá adquiriu 11 Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (RPAS) MQ-9B que começarão a ser entregues em 2028.
As imagens divulgadas apresentam a fuselagem cinza de um RPAS na linha de produção, sem as asas, motor e sistema eletro-óptico, indicando estar pronto para ser enviado para a montagem final. A outra foto mostra apenas um conjunto de asas. A bandeira canadense é apresentada na primeira imagem.
No texto publicado nas suas redes sociais em 10 de janeiro, o DND diz: “Emocionante progresso no projeto dos nossos Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (RPAS)! As duas primeiras aeronaves MQ-9B estão em produção em San Diego, um marco importante enquanto nos preparamos para começar os testes em 2026.”
Em 19 de dezembro de 2023, a GA-ASI anunciou que o governo do Canadá havia firmado um pedido envolvendo 11 aeronaves MQ-9B Sky Guardians, seis estações de controle em solo, além de equipamentos associados, suporte técnico, treinamentos e a construção de infra-estrutura de apoio necessária para as operações.
Os Sky Guardians da A Força Aérea Real Canadense (RCAF) serão baseados na Ala 14 em Greenwood, Nova Escócia, e na Ala 19 em Comox, Colúmbia Britânica. As operações ocorrerão a partir de um centro de controle localizado na capital Ottawa, além de postos de operação avançados, quando necessário.
Com os novos MQ-9B a RCAF terá capacidade ampliada para monitoração do extenso território continental e do longo litoral costeiro do País, além de apoiar operações de ajuda civil, como incêndios florestais e inundações, além de operações de busca e salvamento, entre outras.
“Em operações deslocadas, um RPAS fornecerá aos comandantes de missão uma visão geral das situações operacionais com informações quase em tempo real. O sistema será capaz de detectar, reconhecer, identificar, rastrear e engajar alvos em ambientes complexos”, afirmou o DND.
A GA-ASI deverá entregar os primeiros MB-9B para a RCAF em 2028 e a capacidade operacional total (FOC) deverá ser alcançada em 2033.
@FFO