Seguindo os passos da Fuerza Aérea do Uruguay (FAU), a Fuerza Aérea Peruana (FAP) também confirmou a adquisição duas aeronaves Lockheed Marin KC-130H Hercules do Ejérctio del Aire – EdA (Força Aérea Espanhola).
No início de setembro de 2020, o EdA colocou à venda 10 C/KC-130 que estão sendo substituídos pelos Airbus A400M. Rapidamente, na terça-feira – 08 de setembro, o Ministro da Defesa Nacional do Uruguai, Javier García, anunciou um acordo com o governo espanhol para a aquisição de dois aviões Hercules C-130H, peças de reposição e equipamentos, a um custo de €22 milhões.
Agora, dois meses depois, em 8 de novembro, foi a vez do Ministro da Defesa do Peru – Jorge Chávez Cresta, confirmar a compra de dois KC-130H ex-EdA. A confirmação foi feita durante os festejos de 50 anos da chegada do primeiro Hércules para a FAP. Apesar de não ter sido divulgado valores, e nem um empenho financeiro oficial, a imprensa peruana já divulgou a compra, dando enfase que os novos C-130 irão ampliar a capacidade de emprego operacional e de apoio a população.
A FAU possui dois C-130B operacionais, FAU 591 (ex-USAF AF 61-0971) e FAU 592 (ex-USAF AF 60-0295), ambos fabricados no início dos anos 1960, que servem no EA3T (Escuadrón Aéreo N°3 Transporte) que serão desativados assim que os “novos” Hercules chegarem.
Os primeiros Lockheed L-100-20 (versão civil do C-130-30), foram adquiridos de fábrica e recebidos e incorporado em 5 de novembro de 1970. Dos oito L-100 recebidos a FAP ainda conta com três unidades – 284/OB-1378 (c/n 4715) e 397/OB-1375 (c/n 4850) ambos operacionais no Grupo 8 em Lima-Callao. Desde a saída dos KC-707 FAF 319/OB-1371 em 2010, a FAB não tem capacidade de realizar missões de reabastecimento em voo (REVO).
Hoje a frota espanhola possui 10 Hércules, sendo quatro C-130H (T.10-03/31-03, T.10-08/31-05, T.10-09/31-06 e T.10-10/31-07), cinco KC-130H (TK.10-05/31-50, TK.10-06/31-51, TK.10-07/31-52, TK.10-11/31-53 e TK.10-12/31-54) e um C-130H-30 (TL.10-01/31-01). Todos Hércules espanhóis são modernizados e estão sediados na Ala 31 de Zaragoza.
Atualmente, pilotos da FAU e da FAP estariam em treinamento na Ala 31 do EdA. Não se tem confirmação de quais aeronaves serão da FAU e FAP, mas o provável é que cada uma fique com dois KC-130H.
@CAS