

Dois F-35A da RAAF quase colidem com um PA-28-236. Uma investigação do Australian Transport Safety Bureau (ATSB) foi iniciada sobre uma quase colisão entre uma aeronave Piper PA-28 e duas aeronaves militares na Base da RAAF em Tindal.
Uma investigação do Departamento Australiano de Segurança nos Transportes (ATSB) foi iniciada sobre uma quase colisão entre uma aeronave Piper PA-28-236 Dakota VH-TKX, e duas aeronaves F-35A da RAAF em Tindal. O VH-TKX, foi desviado para a Base da RAAF em Tindal após uma falha elétrica total e entrou em rota de colisão com um elemento de F-35A do 75 Sq na aproximação final, quando rumavam para a mesma pista. Os F-35 abortaram a aproximação, tendo cruzado com o PA-28, que não percebeu a presença dos F-35.
O incidente ocorreu no Território do Norte em 28 de agosto deste ano, sendo classificado como um incidente grave. A investigação do ATSB deverá ser concluída no início de 2026.
“O ATSB está investigando uma quase colisão envolvendo uma aeronave Piper PA-28, registrada VH-TKX, e duas aeronaves militares, perto da Base da RAAF em Tindal, Território do Norte, em 28 de agosto de 2025”, de acordo com detalhes do relatório. “A fase de coleta de evidências da investigação envolverá entrevistas com testemunhas e partes envolvidas, exame de registros de manutenção, recuperação e revisão de dados registrados e coleta de outras informações relevantes”.

Um relatório final será divulgado ao final da investigação. Caso seja identificado algum problema crítico de segurança durante o curso da investigação, o ATSB notificará imediatamente as partes relevantes para que as medidas de segurança adequadas sejam tomadas.
As aeronaves militares eram caças furtivos F-35A Lightning II do Esquadrão 75 da RAAF, que estão envoltas no Exercício Talisman Sabre. O PA-28, que havia decolado de Daly Waters, está registrada como pertencente à operadora de aeronaves Ground to Air Services pelo ATSB.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS