Dois F-15J da JASDF chegam as Filipinas. A Japan Air Self-Defense Force’s (JASDF) enviou dois F-15J Eagle às Filipinas para exercícios com a Philipines Air Force (PhAF) ou Força Aérea das Filipinas. É a primeira vez que os despachou para o país. As duas nações estão aprofundando seus laços de segurança à medida que a China aumenta sua presença regional.
Dois caças F-15J matriculados 72-8876 e 72-8893 pertencentes ao 305 Hokotai sediado na Base Aérea de Nyutabaru, chegaram no dia 6/12 à Base Aérea de Clark, na Ilha de Luzon, após decolar de uma base aérea no sudoeste do Japão. As aeronaves voaram por cerca de quatro horas sendo reabastecidas no ar.
A JASDF e PhAF iniciaram no ano passado os exercícios conjuntos, e este ano pela primeira vez o F-15J participarão das manobras. Ao chegar as Filipinas, os F-15J foram saudados por quatro KAI FA-50PH do 7th TFS (Tactical Fighter Squadron) da PhAF, com sede na Base Aérea de Pampanga.
O Tenente-Coronel Arisawa Shotaro, da Força Aérea de Autodefesa do Japão, chamou as Filipinas de “um parceiro muito importante” do Japão que compartilha valores comuns. “Queremos agilizar a cooperação, interoperabilidade e compreensão mútua e contribuir para a estabilização da região”.
O pequeno contingente JASDF de 60 militares e dois Eagles foram destacados para a Base Aérea de Clark para operar por uma semana. Os exercícios serão simbólicos em termos operacionais, mas na visão dos dois países muito importantes para afinar os discursos e aumentar a proteção contra ameças regionais, como a expansão da China.
É uma mudança histórica, face aos acontecimentos da II Grande Guerra, quando as Filipinas estiveram sob o domínio do império japonês, sendo libertada pelos americanos.
@CAS