Dois E-3D Sentry da FACh a caminho do Chile. Nas últimas 24 horas, a Royal Air Force (RAF) despachou para o Chile os dois primeiros Boeing E-D3 Sentry AEW1. As aeronaves, ZH103 e ZH106, estão realizando um longo voo de translado via Atlântico Norte e América Central, aparentemente evitando sobrevoar alguns locais da América do Sul.
O primeiro E-3D chileno deixou o Reino Unido na segunda-feira (25/07). O ZH103 foi rastreado no voo de translado “ASCOT 7002” (RRR 7002) decolando pela última vez da Base RAF Waddington (WTN/EGXW), tendo como destino a Base Aérea de Lajes (TER/LPLA), nos Açores , Portugal. De lá, o voo seguiu para a América Central.
Especialistas e spotters chilenos que estão monitorando pari passu a chegada dessas aeronaves, obtiveram a informação que o ZH103 encontra-se no Panamá, de onde deverá decolar nesta quarta-feira (27/07) com destino ao Aeroporto Internacional de Santiago (SCL/SCEL).
Já o ZH106 deixou a RAF Waddington ontem (26/07) no voo de translado “ASCOT 7006” (RRR 7006), cruzando o Atlântico Norte até Lajes, nos Açores, onde ainda permanece. Nas próximas horas ele também deverá seguir para o Panamá.
Para manter a capacidade de comando e controle e vigilância, a FACh adquiriu três Boeing E-3D recentemente desativados pela RAF. Eles irão substituir o envelhecido Boeing EB-707 “Condor” (FACh 904), fabricado em 1965 e ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento. Fabricando em 1965, o velho quadrimotor chileno sofre com a baixa disponibilidade operacional devido ao final da vida útil de muitos dos seus componentes.
A saída encontrada pela FACh foi adquirir três dos sete E-3D Sentry AEW.1 desativados pela RAF depois de duas décadas de utilização. Fabricados entre 1989 e 1991, os AEW.1 são equipados com motores turbofans CFM6-2A, suite de aviônicos e com o icônico radar Northtrop Grumman AN/APY-2. A FACh deverá utilizar duas aeronaves (ZH103 e ZH106), enquanto a terceira célula (ZH101) será desmontada para fornecer peças e componentes para a frota operacional.
Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO