• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Dois bombardeiros Tu-160 russos realizam uma missão com mais de 25 horas voo

21 de setembro de 2020
Dois Tu-160 “Blackjack” voaram por mais de 25 horas e 20 mil quilômetros (Foto ilustrativa: MoD Rússia).

No último sábado (19), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou uma nova quebra de recorde dos seus bombardeiros estratégicos supersônicos Tu-160, que realizaram um voo com mais de 25 horas de duração e 20 mil quilômetros percorridos, batendo a marca anterior de 24 horas e 24 minutos de voo, estabelecida em 09 de junho de 2010.

O voo recorde dos Tupolev Tu-160S, da 6950º Guarda Aérea (6950-я гвардейская авиационная база), começou e terminou na Base Aérea de Engels (UWSG), sede do Comando Estratégico da Aviação de Longo Alcance (верховного командования ВВС, Командование Дальней Авиации (ДА).

Tu-160S RF-94114 /11red, é recebido na Base Aérea de Engels, depois de 25 horas no ar (Foto: MoD Rússia).

Sob os comandos do Major-General Oleg Pchela e do Tenente-Coronel Sergei Volkovitsky, cada aeronave estava com duas tripulações completas, e sobrevoaram o espaço aéreo internacional neutro da região central do Oceano Ártico, o Oceano Pacífico, os mares de Kara, Laptev, Siberian Oriental, Chukchi e Barents.

Nessas mais de 25 horas em voo, os “Blackjack” (código OTAN para os Tu-160), foram reabastecidos em voo três vezes, por seis aeronaves Ilyushin Il-78. Caças Su-35 russos acompanharam as aeronaves em algumas etapas da longa missão. O Ministério da Defesa em Moscou informou que aviões estrangeiros seguiram os Tu-160 em alguns momentos.

Il-78 reabastece um Tu-160 (Foto lustrativa: MoD Rússia).

Por sua vez, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), composto pelas forças aéreas Amerciana e Canadense, informou que no sábado as suas aeronaves F-22 Raptor foram acionadas em alerta para interceptar quatro aviões russos (2 Tu-160 e 2 Su-35), que entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ), chegando a 50 milhas da Ilha de Nunavik. Além dos F-22, foram acionados um Boeing E-3 AWACS (Sistema de Controle e Alerta Aéreo Antecipado) e um reabastecedor KC-135.

#NORAD F-22 Raptors and an E-3 Airborne Warning and Control System aircraft, supported by KC-135 air refuelers, positively identified two Tu-160 bombers and two Su-35 fighter aircraft entering the Alaskan Air Defense Identification Zone (ADIZ) three times last night.

— North American Aerospace Defense Command (@NORADCommand) September 19, 2020

O comunicado do Governo da Rússia encerra dizendo que o voo das suas aeronaves ocorreu em estrita conformidade com as Regras Internacionais de Uso do Espaço Aéreo, sobre espaço aéreo internacional.  

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login