Na manhã de segunda-feira (29/03), dois Tupolev Tu-142MK “Bear-F” da Aviação Naval Russa (AVMF-RF) causaram alvoroço no espaço aéreo na região do Mar do Norte. Caças e aeronaves de apoio de pelo menos quatro forças aéreas da OTAN foram colocados em alerta por causa dos quadrimotores russos, que voavam com os seus transponders desligados e sem plano de voo divulgado.
Aproximadamente uma dúzia de aeronaves foram acionadas pelo Centro de Controle de Defesa Aérea da OTAN para atuar em missão QRA (Quick Reaction Alert), ou em apoio à ela. Foram dois caças Eurofighter Typhoon e um reabastecedor Airbus A330MRTT da Royal Air Force (RAF), dois caças General Dynamics F-16MLU Fighting Falcon da Força Aérea da Bélgica (BAF), quatro caças F-16M da Força Aérea Real da Noruega (RNoAF), um Airbus A330MRTT, e dois Boeing E-3F AEW&C, sendo um d Armée de l’Air et Espace (AAL) e outro da frota OTAN.
De acordo com a assessoria de imprensa da RF VKS, os dois Tu-142 Bear-F de patrulha marítima e guerra antissubmarino (ASW), operados pela Frota do Norte, realizaram uma missão planejada de aproximadamente 11 horas de duração, sobre o Mar do Norte e o nordeste do Oceano Atlântico. A operação foi realizada sobre águas neutras internacionais, iniciando pelo Mar de Barents, onde dois Su-33 escoltaram os Bear-F, que prosseguiram sem a escolta para os mares da Noruega e do Norte. Ainda segundo a nota oficial, ao sobrevoar o Mar da Noruega, os seus aviões foram interceptados duas vezes por dois caças F-16 da Força Aérea Real Norueguesa.
Quando os Tu-142 ingressaram na Zona de Identificação da Defesa Aérea (ADIZ) do Reino Unido, sobre o Mar do Norte, a OTAN acionou um elemento de Typhoon da RAF Lossiemouth para acompanhá-los. Os caças britânicos foram apoiados pelo Airbus A330MRTT (ZZ336) da RAF Brize Norton, que permaneceu ao largo da costa escocesa para eventual necessidade de reabastecimento em voo.
Durante todo o trajeto os controladores de voo da OTAN acompanharam os alvos primários (sem identificação) do Tu-142, que ao se aproximarem da costa norte da Holanda, região das Ilhas Frísias, dois F-16MLU belgas, códigos-rádio “Lima-Hotel 01 e 02”, foram acionados em alerta QRA a partir da Base aérea de Florennes. A Bélgica e a Holanda mantêm um acordo bilateral de defesa do espaço aéreo conjunto, alternando as unidades QRA entre ambas forças aéreas.
Durante a operação a França manteve um A330MRTT (043) em apoio de reabastecimento em voo aos caças, além de um Boeing E-3 Sentry AEW&C (202/36-CB) “Roxane 14” posicionado próximo ao Canal da Mancha em voo de vigilância. Um Sentry da OTAN, matrícula LX-90459, foi enviado para o Mar do Norte em apoio a missão.
A nota da AVMF-RF encerrou informando que, “depois de completar a longa missão, realizada de acordo com as regras de operação em espaço aéreo internacional, os Tu-142 pousaram no Campo de Aviação de Kipelovo, região de Vologda”.