

Dois Bayraktar TB3 operam a bordo do LDH TCG Anadolu (L400). O terceiro e o quarto protótipos do UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle) Bayraktar TB3 decolaram consecutivamente do LHD (Landing Helicopter Dock) TCG Anadolu (L400) para o exercício naval Denizkurdu 2025 da Marinha Turca no final de abril.
Os dois protótipos decolaram de Keşan, na região da Trácia – próximo à fronteira grega e pousaram no LHD (Landing Helicopter Dock) TCG Anadolu (L400). Após o pouso, os protótipos foram armados com duas munições planadoras Roketsan MAM-L. Posteriormente, ambos os protótipos decolaram consecutivamente, pela primeira vez com armados do L400. Durante o exercício, os Bayraktar TB3 lançaram munições MAM-L em alvos terrestres.
O teste é um marco com a demonstração de decolagens consecutivas de dois UCAVs e a capacidade de decolar com uma carga de munição real. O Bayraktar TB3 pode transportar até 280 kg de munições, incluindo munições planadoras da série MAM, o míssil UAV-122, o míssil ar-ar SUNGUR e a munição ar-solo Kemankeş 1.

No teste realizado no final de abril, foram quatro decolagens e pousos consecutivos totalmente autônomos do TCG Anadolu, realizados dentro do Golfo de Saros. A capacidade de decolagem/pouso autônomo é crucial para reduzir o erro humano na operação altamente sensível de UCAV de asa fixa a partir de navios.
Após este teste, espera-se que o Bayraktar TB3 realize testes armados embarcado com munições mais pesadas, como MAM-T e UAV-122, que ele lançou após decolar de uma pista normal.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS