Dois B-52H da USAF sobrevoaram América do Sul. Dois bombardeiros B-52H Stratofortress da USAF realizaram na semana passada, uma missão de Força Tarefa de Bombardeiros (BTF) sobre a América do Sul. A missão foi gerenciada pelo Comando Militar Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), que não divulgou detalhes sobre a BTF.
Entre os dias 18 e 19/06, dois B-52H da 2ª Ala de Bombardeiros (2dn BW), sediada na Base Aérea de Barksdale, Louisiana, realizaram um longo voo sem paradas desde os EUA sobre diversos países das Américas Central e do Sul. Eles foram apoiados por um avião-tanque KC-135R da 6ª Ala de Reabastecimento em Voo (6th ARW) de MacDill, na Flórida.
Não foram divulgados detalhes sobre o trajeto realizado pelos bombardeiros, mas dados dos sites de rastreamento online mostraram que o reabastecedor KC-135R cruzou o Golfo do México, Caribe e América Central, se aproximando pelo leste do Equador e Peru, antes de retornar para os EUA na mesma rota.
Sobre território colombiano, os bombardeiros teriam sido recepcionados pelos Kfir COA do 111º Esquadrão de Caça da Força Aérea da Colombiana (FAC), onde realizaram um exercício conjunto de superioridade aérea no espaço aéreo restrito da Base Aérea de Palanquero, no departamento de Cundinamarca.
De acordo com as informações disponíveis pela mídia, a esquadrilha Kfir realizou missões de combate aéreo, defesa de um alvo estratégico em solo e dos bombardeiros da USAF contra inimigos. O treinamento serviu para ampliar a interoperabilidade entre as duas nações aliadas.
“Esta missão foi autorizada pelo STRATCOM [Comando Estratégico da USAF] e planejada de perto com o SOUTHCOM [Comando Sul das Forças Armadas dos EUA], as Embaixadas dos EUA e as agências governamentais apropriadas das nações parceiras para garantir o máximo de treinamento e integração”, disse o porta-voz da 12th Air Force—Air Forces Southern.
@FFO