O primeiro acidente de novembro, envolvendo um helicóptero não tripulado Northrop Grumann MQ-8C Fire Scout da U. S. Navy, foi com uma aeronave do Sea Combat Squadron 23 (HSC-23), ocorrido no dia 10 na Base Naval de Ventura County-Point Mugu, sul da Califórnia.
Segundo o Porta-voz da Aviação Naval, Zachary Harrell, a aeronave caiu ao lado de uma das pistas, enquanto realizava voo pairado, em aproximação para o pouso. Ninguém ficou ferido no evento, mas o Centro de Segurança Naval classificou o incidente como um acidente de “Classe A”, que envolve danos materiais de pelo menos US$ 2,5 milhões.
O segundo evento do mes, aconteceu no dia 16, quando um MQ-8C estava em testes de baterias (íon de lítio), no Aeródromo de Webster, Maryland. Para a inspeção, o helicóptero estava conectado por cabo à um notebook de manutenção. Quando o técnico comandou o desligamento do motor, o rotor tombou para a direita, e cortou o cabo do computador, deixando a aeronave sem comandos. A Marinha não divulgou detalhes de como ficou a aeronave, apenas que não houve feridos.
Os dois acidentes deste mês de novembro, somam-se ao ocorrido em 14 de agosto, quando os rotores principais de um MQ-8B atingiram um prédio na Base Naval de Ventura County-Point Mugu. O Porta-voz da Marinha informou que todos acidentes estão sob investigação, e salientou que o índice de ocorrências com as aeronaves MQ-8 ultrapassou o aceitável.
@RFA