Porta-voz do DoD dos EUA fala sobre venda de F-16 para Turquia. O Departamento de Estado dos EUA (DoD) emitiu recentes declarações sobre o pedido da Turquia para a aquisição de caças F-16 Block 70. Conforme Ned Price, porta-voz do DoD, estão sendo conduzidas negociações com o governo turco, visando resolver o conflito de interesse sobre a retirada da Turquia do Programa F-35 Joint Strike Fighter.
Na coletiva de imprensa diária, Price respondeu às perguntas após o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarar que os Estados Unidos fizeram uma oferta à Turquia para a negociação de caças F-16, em compensação ao investimento de US$ 1,4 bilhões que Ancara fez no Programa F-35 JSF.
“Os Estados Unidos não ofereceram nenhuma opção de financiamento a pedido da Turquia para os F-16. O que os Estados Unidos fizeram foi uma oferta de venda dos caças à Turquia”, comentou Price sobre a negociação dos F-16.
Falando sobre o motivo que levou a retirada da Turquia do Programa F-35 JSF, Price disse: “Somos muito claros sobre o S-400 [sistema anti-mísseis russo]. A implementação da lei CAATSA (Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act) a partir da compra do S-400 [pela Turquia] mostra a seriedade deste fato.”
Declarando que não pode confirmar nenhuma vendas ou transferências de armamentos, até que sejam notificadas e aprovadas pelo Congresso, Price disse: “Quanto à Turquia, valorizamos muito nossa parceria como importante aliado da OTAN. Temos laços bilaterais profundos e de longo tempo, e a interoperabilidade da Turquia com a OTAN continua sendo uma prioridade.”
Respondendo à pergunta do correspondente da Reuters, Hümeyra Pamuk, se é tecnicamente possível para a Turquia comprar F-16 com o dinheiro investido no programa F-35 JSF, o porta-voz Price disse que todas essas questões estão dentro do escopo do mecanismo de resolução de problemas. Price evitou responder diretamente às palavras do presidente Erdogan.
“O DoD está em conversa com a Turquia sobre a resolução do conflito do F-35. Autoridades turcas expressaram publicamente seu interesse em comprar aeronaves F-16, e para falar sobre este assunto, você [jornalista] terá que procurar o governo turco. Posso dizer que os Estados Unidos não ofereceram nenhum financiamento aos pedidos de F-16 da Turquia. O DoD está negociando com a Turquia, e não estou em posição de falar sobre conversas privadas deste assunto”, disse Price.
Por outro lado, o presidente Erdoğan, afirmou em uma declaração recente que a oferta do F-16 partiu dos Estados Unidos, e apontou que parte do valor investido no programa F-35 JSF poderia ser compensado com essa aquisição.
Fonte:
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO