DOD diz que a Ucrânia não está se preparando para usar bomba suja. Apesar dos relatos e alegações russas de que a Ucrânia está se preparando para usar uma bomba suja na Ucrânia. “Essas alegações são falsas”, segundo declaração do Departamento de Defesa Americano feita no Pentágono dia 24/10.
A chamada “bomba suja” ou dirty bomb, é um armamento em forma de bomba ou míssil tático que usa material radioativo (pode ser a combinação de mais deu tipo de material nucelar) combinado com explosivos convencionais — como TNT — visando causar um grande estrago e a contaminação radioativa do local.
“O mundo entenderia qualquer tentativa de usar essa alegação como pretexto para uma escalada. Notavelmente, no entanto, ainda nada vimos que indique que os russos tenham tomado a decisão de empregar armas nucleares”, disse a autoridade.
O departamento continuará monitorando a situação de perto e manterá as linhas de comunicação abertas entre aliados, parceiros, ucranianos e russos, disse o funcionário.
“Enquanto isso, nosso foco permanece em continuar trabalhando com a comunidade internacional para fornecer à Ucrânia a assistência de segurança e o apoio de que precisam para defender seu país”, acrescentou o funcionário. O secretário de Defesa Lloyd J. Austin III falou por telefone com o ministro da Defesa russo Sergey Shoigu na sexta-feira dia 21/10 e novamente dia 23/10. A ligação de sexta-feira foi iniciada por Austin, enquanto a ligação de domingo foi solicitada por Shoigu, como acompanhamento da discussão de sexta-feira.
Austin também conversou com o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, na sexta-feira. “Você pode esperar ver uma série de telefonemas com aliados e parceiros nos próximos dias também”, acrescentou o funcionário do US DoD.
Os russos continuam os ataques militares em toda a Ucrânia, com muitos parecendo ter como alvo a rede elétrica da Ucrânia. Esses ataques empregaram vários mísseis e drones fornecidos pelo Irã. Na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, as forças ucranianas continuam a consolidar suas linhas em apoio à sua contra-ofensiva, com ambos os lados trocando tiros de artilharia. “Avaliamos que os ucranianos libertaram algumas aldeias na região e continuam a fazer avanços à medida que [aplicam] pressão em direção ao leste”.
As forças russas nesta área estão amplamente focadas em reforçar suas linhas defensivas, observou o funcionário. Perto da cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, os combates continuam pesados e dinâmicos, com as forças russas tentando tomar a cidade, que está sendo contestada pelas forças ucranianas. Já na região de Kherson, no sudeste da Ucrânia, as forças ucranianas continuam realizando operações em apoio à sua contra-ofensiva ao “Avaliamos que as forças russas estão trabalhando para fortalecer suas linhas defensivas neste setor”.
@CAS