

Dirigível HAV Airlander 10 tem o primeiro cliente militar. A empresa britânica Hybrid Air Vehicles (HAV) garantiu o primeiro cliente militar para seu dirigível híbrido Airlander 10. Uma empresa de defesa não revelada encomendou três aeronaves para oferecê-los aos seus clientes militares.
“A HAV, projetista do Airlander, uma aeronave híbrida com baixo consumo de combustível e aplicações de dupla utilização, anunciou hoje a reserva de mais três aeronaves, representando a primeira aeronave Airlander 10 destinada ao uso em defesa”, disse o comunicado da empresa divulgado em 23 de outubro de 2025.
Há pouco mais de dois anos, em setembro de 2023, a HAV e a BAE Systems assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para explorar aplicações militares do dirigível Airlander 10. A HAV não informou se esse primeiro pedido militar está relacionado com o MOU.
“Sua versatilidade, alta capacidade de carga e resistência sempre conferiram ao Airlander 10 vantagens óbvias sobre outras aeronaves em C4ISR [Comando, Controle, Comunicações, Computadores, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento]. À medida que a guerra evolui para enfrentar as ameaças atuais, essa capacidade se torna cada vez mais valiosa, e temos trabalhado arduamente para demonstrar as capacidades da aeronave. Temos o prazer de trabalhar com um cliente não divulgado para fornecer três aeronaves para personalização adicional. Esperamos que outras reservas militares sigam o exemplo e estamos ansiosos para fornecer mais detalhes no futuro”, disse George Land, Diretor Executivo de Vendas da Hybrid Air Vehicles Ltd
Originalmente projetado para uso civil, a versatilidade do Airlander 10 permite modificações para atender às necessidades de clientes de defesa. Sua cabine ampla e rapidamente reconfigurável, é perfeitamente adequada para atender às necessidades dinâmicas do mercado militar. Seja equipado com conjuntos de sensores para funções de inteligência (ISR), transporte de tropas, materiais e equipamentos em ambientes austeros, ou para reter, liberar ou recuperar enxames de drones, o Airlander 10 oferece novas possibilidades para operadores de defesa.
O Airlander 10 pode permanecer em voo por até cinco dias ininterruptos, característica particularmente especial para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Tem capacidade de operar em superfícies razoavelmente planas, com infraestrutura mínima, inclusive no ambiente aquático, fornecendo capacidade flexível de apoio expedicionário em qualquer domínio (marítimo, costeiro e terrestre). Para missões logísticas, a capacidade do Airlander 10 de transportar uma carga útil de até 10 toneladas proporciona transporte aéreo de maior alcance, menor custo e grande capacidade, acima dos atuais helicópteros de transporte.
Fonte: Hybrid Air Vehicles
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO