

Dinamarca encomendou quatro drones MQ-9B SkyGuardian. O governo da Dinamarca e a Agência de Suporte e Aquisições da OTAN (NSPA) recentemente firmaram um contrato envolvendo a aquisição de quatro drones de vigilância marítima MQ-9B SkyGuardian da General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI). O documento foi assinado em 22 de julho de 2025 e as entregas estão previstas para acontecer entre 2028 e 2029.
Além das aeronaves não tripuladas (UAS) o contrato envolve o fornecimento de três Estações de Controle de Solo (CGCS), treinamento, manutenção e suporte técnico. A Dinamarca pretende ampliar a vigilância marítima no Ártico, Atlântico Norte e no Mar Báltico, consideradas áreas críticas para a OTAN.
A aquisição ocorre sob o Programa de Capacidade Ártica 2021 da Dinamarca, o qual inicialmente previa a compra de apenas dois MQ-9B, quantidade que foi dobrada no âmbito do projeto de defesa nacional para o período 2024-2033.
A compra dos SkyGuardians pela Dinamarca tem a gerência da MQ‑9B International Cooperation Support Partnership, um acordo multinacional que envolve a Bélgica, o Canadá, a Alemanha, o Reino Unido e, agora, a Dinamarca. O objetivo é compartilhar a logística, treinamento e a interoperabilidade dessas aeronaves, visando a otimização de recursos. Os operadores dinamarqueses receberão treinamento nos EUA antes da integração operacional completa.
De acordo com a GA-ASI, o MQ-9B SkyGuardian é o primeiro e único sistema não tripulado a oferecer Inteligência, Vigilância, Reconhecimento e Alvo (ISR&T) multidomínio capaz de realizar missões de monitoração de superfície e das profundezas dos oceanos. O MQ-9B também pode ser equipado com diversas cargas úteis, incluindo um suítes de vigilância marítima com um radar marítimo de 360 graus e/ou módulos de lançamento de sonobóias.
Fonte: GA-ASI
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO