Dinamarca deve repassar mais 13 F-16AM/BM em breve a Ucrânia. O repasse dos F-16AM/BM ex-Royal Danish Air Force (RDAF) começou com a entrega dos primeiros seis caças recentemente. Eles devem ser complementados por mais 13 unidades nas próximas semanas, fechando assim, os 19 F-16 prometidos pela RDAF.
A confirmação foi feita pela primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, realizada em Kiev em 19/11. Frederiksen também revelou que mais 13 F-16 estão programados para entrega em um futuro próximo, ressaltando o compromisso contínuo da Dinamarca em reforçar as capacidades defensivas aérea da Ucrânia, em meio ao conflito em andamento contra os russos.
Em suas declarações, Frederiksen enfatizou que o cronograma de entrega continua no caminho certo, com o treinamento de pilotos ucranianos na plataforma F-16 progredindo bem.
“O processo de treinamento tem sido desafiador, mas fizemos avanços significativos”, ela comentou. “Estamos avançando conforme o plano, e o segundo e o terceiro lotes de aeronaves seguirão no devido tempo.”
Esse fluxo constante de F-16s representa um passo fundamental no aprimoramento das capacidades de combate da Ucrânia, pois ela expandirá sua força aérea com ativos de nível OTAN. Os aliados da Ucrânia deram um passo histórico com o fornecimento de caças F-16 para fortalecer sua força aérea. Dinamarca e Holanda se destacam como doadores-chave, com a Holanda prometendo 42 aeronaves e a Dinamarca 19. Destes 61 jatos, pelo menos 7 já foram entregues, incluindo os seis primeiros da Dinamarca e um da Holanda. A primeira entrega foi feita em 4 de agosto, onde foram vistos os quatro primeiros F-16AM nas cores da Ukraine Air Force (UAF).
Em 26/08/2024–segunda-feira, o primeiro caça F-16AMem combate. As informações não oficiais são de que o jato poderia ter sido atingido por “fogo amigo” durante uma missão de defesa aérea. O piloto Tenente Coronel Oleksiy Mes (30 anos), indicativo de chamada “Moonfish”, pereceu na queda da aeronave.
Espera-se que as aeronaves restantes cheguem em fases até 2025, com países adicionais como a Noruega também se juntando ao esforço por meio de doações e treinamento de pilotos. Além dos caças, os parceiros estão fornecendo mísseis, peças de reposição e equipamentos de manutenção, com a Dinamarca e a Holanda contribuindo com centenas de milhões de euros para o esforço.
O treinamento para pilotos ucranianos está ocorrendo em bases na Europa e nos EUA, mas o processo requer tempo devido à complexidade da transição para os padrões ocidentais. As primeiras equipes ucranianas já estão operacionais, marcando a transição da Ucrânia para capacidades modernas de defesa aérea.
Os caças F-16 entregues à Ucrânia pela Dinamarca são das variantes F-16AM e F-16BM, sendo versões atualizadas do F-16A/B Block 15 básico produzidos sob licença na Europa nos anos 1980. Eles passaram pelo programa MLU (Mid-Life Upgrade), que aumenta significativamente seu potencial de combate e os eleva aos padrões de caça de 4ª geração. Uma das principais características dessas aeronaves é o radar AN/APG-66(V)2 atualizado, que fornece detecção aprimorada de alvos aéreos e terrestres, incluindo a capacidade de processar vários alvos simultaneamente.
As variantes F-16AM/BM são equipadas com aviônicos modernos, incluindo displays multifuncionais no cockpit. O sistema de controle de voo (DFLCS — Digital Flight Control System) também foi atualizado, oferecendo controle mais preciso e maior estabilidade em situações críticas. O sistema de autodefesa foi aprimorado com o uso do indicador eletrônico-óptico de ameaça AN/ALR-69 e do sistema de contramedidas de mísseis ALE-47.
O armamento dos F-16 da Força Aérea da Ucrânia incluem mísseis ar-ar como o AIM-120 AMRAAM e o AIM-9 Sidewinder, munições ar-solo avançadas, como a GBU-12 Paveway e JDAM (Joint Direct Attack Munition)e mísseis ar-superfície AGM-65 Maverick. A potência do F-16AM/BM é fornecida pelo motor Pratt & Whitney F100-PW-220E, que fornece até 11.500 kg de empuxo e permite uma velocidade máxima de cerca de Mach 2,1.
@CAS