

Dinamarca, Alemanha e OTAN são potenciais clientes do Saab GlobalEye. O interesse europeu pela aeronave de vigilância Saab GlobalEye continua crescendo, enquanto a empresa sueca aguarda a finalização de um acordo para fornecer a plataforma à Força Aérea Francesa.
“Temos interesse da OTAN, da Alemanha e da Dinamarca, e vários outros países estão analisando nosso sistema GlobalEye”, disse o presidente-executivo da Saab, Micael Johansson, durante uma teleconferência sobre os resultados do trimestre realizada em 24 de outubro de 2025.
Em junho deste ano, o governo francês anunciou a sua intenção de comprar dois Bombardier Global 6500 modificados como plataformas de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), com opção para para posteriormente aumentar esse número para mais quatro aeronaves.
“Estamos esperando que eles assinem o contrato o mais rápido possível”, diz Johansson. “Vários países têm enorme interesse em nosso sistema. Espero que vejamos o sistema GlobalEye assumindo uma posição mais forte dentro da aliança [ OTAN ], com vários países optando pelo GlobalEye”, observou.
O Executivo da Saab acrescentou que interesse de um cliente – não revelado – no Oriente Médio. A Arábia Saudita é o único outro membro do Conselho de Cooperação do Golfo que atualmente possui capacidade AEW&C, usando uma frota antiga de cinco Boeing E-3A.
Em setembro de 2024, a fabricante sueca entregou o quinto e último GlobalEye para os Emirados Árabes Unidos, cliente lançador da aeronave. Outros três GlobalEye estão atualmente em produção para a Força Aérea Sueca, com o primeiro exemplar previsto para ser entregue em 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO