• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

DIEHL entrega IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025

7 de abril de 2025
DIEHL entrega IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025. Foto: Antonio R. Biasus.
DIEHL entrega IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025. Foto: Antonio R. Biasus.

DIEHL entrega um míssil IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025. No dia 17 de dezembro de 2021, a assinou a compra de um lote de mísseis DIEHL IRIS-T para equipar os Saab F-39E Gripen. A época, o Comando de Operações Aeroespaciais solicitou um modelo em escala real para expor na sede do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que não foi possível. A oportunidade de atender pedido só pode ser concretizada em 2025, na LAAD.

F-39E equipado com o IRIS-T. Foto: Juliano Lisboa.
F-39E equipado com o IRIS-T. Foto: Juliano Lisboa.

COVID, conflitos de agenda impediram que o IRIS-T inerte em escala real fosse entregue ao COMAE na ocasião, então comandada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. O Brigadeiro Heraldo passou o comando do COMAE em 18 de abril de 2023, data que marcou sua ida para a reserva. Hoje ele é o Secretário de Produtos de Defesa.

DIEHL entrega IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025. Foto: Antonio R. Biasus.

Como a solicitação havia sido feita pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo, a DIEHL convidou para a entrega oficial o então comandante e o atual comandante do COMAE, o Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, que assumiu a função em 7 de março deste ano. A entrega foi feita no dia 3 de abril no estande da DIEHL, na LAAD 2025, realizada no Rio Centro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, de 1 a 4 de abril. Abaixo mais fotos do evento.

DIEHL entrega IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025. Foto: Manoel A. Barreira.
DIEHL entrega IRIS-T ao COMAE na LAAD 2025. Foto: Manoel A. Barreira.

O mísseis IRIS-T é do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. Equipado com sensor infravermelho e empuxo vetorado, é o armamento essencial para missões de combate aéreo de curto alcance do F-39E Gripen. O míssil é inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas, um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores. E, ainda, caracterizado por zonas de tiro significativamente aumentadas, alcance de aquisição aprimorado e maior precisão de acerto. Essas características proporcionam o engajamento com sucesso de alvos durante operações de combate em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas.

Arte: FAB.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login