Diehl e KAI confirmam os planos para integrar o IRIS-T nos KF-21 e FA-50. A Diehl Defense e a Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram neste mês um Memorando de Entendimento (MoU) para intensificar os esforços de integração do míssil ar-ar IRIS-T as aeronaves KAI FA-50/T-50 Golden Eagle e KF-21A Boramae Block II.
Este MoU ratifica o acordo anterior para explorar oportunidades de integração do míssil ar-ar IRIS-T em caças da Republic of Korea Air Force (ROKAF), assinado em 2021 e que, em abril de 2023, resultou nos primeiros testes com o KF-21A, apenas 10 meses após o seu primeiro voo.
Detalhando o MoU em um comunicado de 19 de fevereiro de 2024, a Diehl Defense afirmou que o acordo auxiliaria nos esforços de ampliar a integração do míssil IRIS-T na aeronave (Bloco II), na sequência de um compromisso previamente assinado em 2021. Além disso, o MoU cobre a colaboração de grupos de trabalho em esforços de marketing para aeronaves KAI equipadas com mísseis Diehl Defense.
O acordo também prevê que ambas as empresas investiguem o potencial de “modificar ou desenvolver ainda mais” os sistemas de mísseis da Diehl para os próprios programas de aeronaves da Coreia. Reunido durante a visita de Kang Goo-Young, CEO da KAI, como parte de uma delegação comercial coreana a Berlim, Alemanha, esta semana, o Dr. Harald Buschek, Diretor do Programa e membro do Conselho da Divisão de Defesa da Diehl, assinou o Memorando de Entendimento.
A Diehl Defense e a KAI trabalham juntas há vários anos, começando em 2017 com o início da integração do IRIS-T no caça KF-21 Bloco I, que resultou no acordo de 2021. Os disparos de teste do IRIS-T foram realizados por aeronaves KF-21 em 2023.
O míssil ar-ar guiado IRIS-T (Infra-Red Imaging System-Tail/Thrust-Vector Controlled) foi desenvolvido como armamento de aeronaves para missões ar-ar no âmbito de um programa de cooperação europeu, selecionado para uso pela Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia, antes de ser adquirido por países fora da Europa. O sistema também foi adaptado para uso em funções de defesa aérea terrestre, Lcom testes realizados pela Noruega em 2016, resultando no IRIS-T SLM (Surface-launched Medium-range).
@CAS