Dica de leitura: Operação Brazilian Bellows. Esta sendo lançado este mês o livro “Operação Brazilian Bellows – As contribuições Brasileiras para a Força Aérea Real (RAF) da editora ZLC. Escrito por Paulo Eugênio Pinotti de Almeida o livro é um registo importante da Fraternidade Fole – traz os pilotos brasileiros que atuaram nas unidades da RAF ao longo da II Grande Guerra.
O livro (17, 4 X 23,8cm em paperback) tem 200 páginas, sendo 32 delas coloridas, com mais de 100 fotos – sendo duas dezenas à cores, além de 25 perfis coloridos dos aviões doados por entidades brasileiras para a RAF.
O livro pode ser adquirido direto com o autor pelo prelo de R$ 55,00 mais frete pelo e-mail do autor Paulo E Pinotti de Almeida (ppinotti@hotmail.com).
Release do Livro:
Após muitos anos de pesquisa, no Brasil e no Exterior, rascunhos e revisões, é com enorme alegria que anuncio a publicação de meu primeiro livro intitulado Operação “Brazilian Bellows”.
Este livro é sobre a Fraternidade do Fole, as contribuições de anglo-brasileiras e brasileiras para a RAF (Força Aérea Real Britânica), durante a segunda guerra mundial, porém não posso deixar de citar um fato histórico conhecido, que foi um dos principais motivos que me levaram a iniciar a pesquisa e escrever este livro, o ataque ao Marechal de Campo Alemão, Erwim von Rommel em 17 de julho de 1944 na Normandia.
A Fraternidade do Fole foi um grupo de pessoas, em sua maioria descendentes de ingleses que atuou no Brasil e na América Latina de 1940 até 1945, contribuindo financeiramente para a RAF.
Existem matérias sobre esta Fraternidade em revistas especializadas e sites da internet, no entanto este livro é o resultado de mais de dez anos de pesquisa e trás informações, depoimentos exclusivos, entrevistas e uma abordagem sobre a atuação da “Fraternidade do Fole”.
São duzentas páginas com fotos, ilustrações e documentos, entre eles alguns originais, que retratam a Fraternidade do Fole, seus membros e suas ações, trinta e duas páginas coloridas com perfis técnicos dos aviões doados e outros aviões que participaram de ações
Dentre os fatos mais marcantes está a doação, utilização e o destino de nove Hawker Typhoons doados para o esquadrão de caça 193 batizado como Fellowship of the Bellows Brazil em outubro de 1943, nomeação esta em reconhecimento aos esforços dos brasileiros por contribuir para a compra de aviões para a Força Aérea Real.
@CAS