• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Dia da Aviação de Asas Rotativas da FAB – 03 de fevereiro

3 de fevereiro de 2021

Em 1964 a Força Aérea Brasileira (FAB) apoiava a Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no Congo, que estava imerso em uma sangrenta guerra civil. No dia 03 de fevereiro daquele ano, os militares da FAB, 1º Ten Av Ércio Braga, 1º Ten Av Milton Naranjo, 3º Sgt João Martins Capela Junior e 3º Sgt Wilibaldo Moreira Santos, realizaram uma missão de resgate de missionários no interior do país, com helicópteros Sikorsky H-19D das Nações Unidas.

Sikorsky H-19D da FAB, semelhante aos das Nações Unidas usados em 1964 no Congo (Foto: FAB).

Durante uma viagem, um dos H-19D pilotado pelo 1º Ten Av Ércio Braga, sofreu uma pane mecânica, e realizou um pouso de emergência em meio a vegetação, na localidade de Katanga. A região estava dentro da zona de combate, tomada por guerrilheiros fortemente armados. Em apoio, outro H-19D, pilotado pelo Tenente Aviador Milton Naranjo, pousou em meio a disparos para realizar o resgate das quatro freiras e dos tripulantes brasileiros.

Este fato histórico e heroico, marcou o dia 03 de fevereiro, como a data comemorativa da Aviação de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB).

Atualmente, a FAB possui em sua estrutura oito unidades de Asas Rotativas, que operam com sete modelos de aeronaves.

1º/8º GAV – Esquadrão Falcão (H-36 Caracal), Natal (RN)
2º/8º GAV – Esquadrão Poti (AH-2 Sabre), Porto Velho (RO)
3º/8º GAV – Esquadrão Puma (H-36 Caracal), Santa Cruz (RJ)
5º/8º GAV – Esquadrão Pantera (H-60L Black Hawk), Santa Maria (RS)
7º/8º GAV – Esquadrão Harpia (H-60L Black Hawk), Manaus (AM)
2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano (H-60L Black Hawk), Campo Grande (MS)
1º/11º GAV – Esquadrão Gavião (H-50 Esquilo), Natal (RN)
GTE-3 (VH-35 e VH-36), Brasília (DF)

Além desses, existem aeronaves isoladas operando em algumas unidades, como o H-50 Esquilo, que atua como aeronave SAR (Busca e Resgate) na Academia da Força Aérea (AFA), e um H-55 Fennec usado pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) em seus voos de experiências.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login