Dia 8 de maio – 76 anos do Dia da Vitória!
“Por mais terras que eu percorra
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Sem que leve por divisa
Esse V que simboliza
A vitória que virá“
(trecho da canção do expedicionário)
Há 76 anos, no dia 8 de maio de 1945, os Aliados finalmente venciam o Nazismos e libertava a Europa, dando fim a II Guerra no velho continente. A Guerra só terminaria de fato, meses depois – em 14 de agosto, com a derrota do Japão no Pacífico, que encerraria um dos maiores conflitos da história da Humanidade.
A derrocada nazista ocorreu em 07 de maio de 1945, quando o General Alfred Jodl – do Alto Comando do Exército Alemão – assinou a incondicional rendição da Alemanha. O anúncio oficial seria feito só no dia 9, mas a imprensa noticiou no dia 8, entrando assim para história como o Dia da Vitória na Europa.
O Brasil fez parte deste conflito, e lutou na Europa com tropas da Força Expedicionária Brasileira composta por militares do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) totalizando 25.700 militares, homens e mulheres, que combateram no teatro de guerra italiano.
O EB enviou a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) que foi acompanhada da 1ª Esquadrilha de Observação e Ligação (1ª ELO) da FAB, que também enviou um esquadrão de caça, o 1º Grupo e Aviação de Caça (1º GAVCA), este equipado com os P-47D e vinculado ao 350th Fighter Group da USAAF. A FEB teve um saldo de 471 mortos sendo 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos, além de aproximadamente 12 mil feridos em combate.
Obrigado a todos que a 76 anos lutaram por nós!
@CAS