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DGA testa combustível sustentável em um Helicóptero NH90

14 de fevereiro de 2023
DGA testa combustível sustentável em um Helicóptero NH90 (Foto: DGA).
DGA testa combustível sustentável em um Helicóptero NH90 (Foto: DGA).

DGA testa combustível sustentável em um Helicóptero NH90. A Direção-Geral de Armamento (Direction générale de l’armement [DGA]) realizou com sucesso no dia 3 de fevereiro um primeiro voo de teste de um helicóptero militar NHI NH90, abastecido com 84% de combustível de aviação sustentável (SAF — Sustainable Aviation Fuel). 

Este teste permitiu reduzir as emissões de CO2 em 75%, sem modificar a aeronave ou o motor. Esta é a primeira vez no mundo que um helicóptero militar consegue voar com um teor tão alto de combustível de aviação sustentável em um de seus dois motores.

Partindo da experiência e centro de testes da DGA Flight Tests em Istres (Bouches-du-Rhône), o helicóptero conseguiu completar o seu voo de acordo com o plano estabelecido. Este teste foi realizado com a participação do Departamento Operacional de Energia (Service de l’énergie opérationnelle [SEO]) e assistência técnica dos fabricantes Safran Helicopter Engines, TotalEnergies e Airbus Helicopters.

O combustível, prototipado especificamente para este teste, foi produzido pela TotalEnergies a partir de óleos de cozinha usados ​​usando óleo HEFA e tecnologia de hidrotratamento de gordura. Seu ciclo de produção e uso tem uma pegada de carbono quatro vezes menor que a de um combustível de aviação de origem fóssil, atendendo assim ao critério de redução mínima de 65% exigido pela União Europeia para se qualificar como combustível sustentável.

DGA testa combustível sustentável em um Helicóptero NH90. O NH90-TTH  1311/EAP (c/n 1311) do 1 RHC da ALAT (Foto: DGA).
DGA testa combustível sustentável em um Helicóptero NH90. O NH90-TTH 1311/EAP (c/n 1311) do 1 RHC da ALAT (Foto: DGA).

O teste realizado em um dos dois motores RTM322 do helicóptero NH90-TTH matrícula 1311/EAP (c/n 1311) do 1 RHC (1 Régiment d’Hélicoptères de Combat) da l’aviation légère de l’armée de Terre (ALAT) do Exército Francês (l’armée de Terre), permitiu testar as características deste combustível (consumo, potência do motor) e as consequências operacionais da sua utilização (funcionamento do circuito de combustível, prestações e assinatura térmica). 

Várias linhas de trabalho foram identificadas para o futuro: experimentos por períodos mais longos para verificar a boa tolerância dos sistemas do helicóptero e seus motores (ausência de impacto na vida útil e manutenção), ou mesmo o desenvolvimento de aromáticos de base biológica para aumentar a proporção de combustível sustentável. Quando disponíveis com um nível de incorporação de 100%, os SAFs oferecerão o potencial de reduzir as emissões de CO2 em 90%.

Esse foi um teste que se insere na estratégia energética de defesa e na estratégia “Clima & Defesa” do Ministério das Forças Armadas Franceses. Este teste, que contou com o apoio financeiro da Defense Innovation Agency (AID), ilustra as múltiplas competências técnicas da DGA (análises teóricas, conhecimentos em sistemas aeronáuticos, gestão de riscos, realização de ensaios de voo) e SEO (abastecimento, controlo de qualidade) por enfrentar os desafios relacionados ao uso desse combustível. 

Enriquece e reforça os estudos realizados pela DGA sobre a descarbonização (requisitos de eco-design e redução do impacto ambiental nas especificidades dos sistemas de armamento, aumento de competências em aeronaves elétricas). Este teste enquadra-se na estratégia energética de defesa e na estratégia “Clima & Defesa” do Ministério das Forças Armadas, para consumir menos, melhor e com mais segurança. Confirma-se assim o aumento da competência do Estado na redução da pegada de carbono do Ministério das Forças Armadas. Permite preparar o futuro, com a evolução para equipamentos militares mais limpos e independentes dos combustíveis fósseis.

Fonte: DGA.

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