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DGA e Marinha francesa ampliam a capacidade dos NH90 Caiman

29 de junho de 2021
DGA e Marinha francesa ampliam a capacidade dos NH90 Caiman. Foto: Marine Nationale.
DGA e Marinha francesa ampliam a capacidade dos NH90 Caiman. Foto: Marine Nationale.

DGA e Marinha francesa ampliam a capacidade dos NH90 Caiman. De 18 a 20 de maio de 2021, a Direção Geral de Armamentos (DGA – Direction générale de l’armement) e a Marinha Francesa (Marine Nationale) realizaram uma campanha de testes e experimentos de salto de abertura automática de paraquedas com o helicóptero NH90 Caïman  versão NFH (Nato Frigate Helicopter), visando ampliar capacidade da aeronave de operar com as Forças Especiais.

Esta campanha final se deu após três outras campanhas de testes, realizadas com o mesmo objetivo. Os ensaios foram efetivados pelo centros de perícia e teste da DGA e pelo centro de experimentação prática da Marinha (CEPA/10S), na zona de Fonsorbes (Haute-Garonne). Estas quatro etapas permitiram que o NH90 NFH fosse homologado para emprego com as forças especiais para lançar, de dia ou de noite, até onze comandos equipados para o combate.

O helicóptero NH90 em sua versão naval foi identificado pela Force Maritime des Fusiliers Marins et Commandos (FORFUSCO) da Marine Nationale, como um vetor aéreo que pode ser usado para lançar seus paraquedistas ou colocar mergulhadores de combate no mar, realizando infiltrações a baixa altura. 

Para atender a esta demanda do FORFUSCO, especialistas do DGA e do CEPA/10S trabalharam em conjunto para permitir a qualificação da área de salto de paraquedas com abertura automática pela porta lateral direita do helicóptero associada ao emprego diferentes tipos de paraquedas. Esses testes foram elaborados pelo CEPA 10S e DGA Aeronautical Techniques, que disponibilizou a infraestrutura e os recursos. No total, foram realizados um voo-teste noturno e sete voos experimentais (cinco diurnos e dois noturnos), com equipes mistas DGA/33F/CEPA/FORFUSCO.

 Os testes possibilitaram:

  • criar e validar uma interface para prender as correias de abertura automática (SOA – Sangles d’Ouverture Automatique) ao piso do NH90;
  • validar uma proteção do dreno do motor elaborada pelo CEPA/10S, e a utilização de sistema de luz auxiliar de liberação de paraquedista;
  • verificar o comportamento de arrasto do SOA com velame depois que os paraquedistas forem lançados;
  • avaliar o procedimento de liberação normal e o procedimento de liberação de emergência no caso de um paraquedista permanecer preso ao SOA;
  • verifique a cinemática de abertura dos paraquedas e a extensão do campo de uso dos paraquedas utilizados.

@CAS

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