O Ministério da Defesa da Argentina (MD) vai adquirir dez aeronaves turboélices Beechcraft C-12B Huron para a Força Aérea Argentina (FAA). O contrato com o governo americano, no valor de US$ 16.6 milhões, foi oficializado no Boletim Oficial do Governo Argentino do último dia 15 de abril.
A aquisição das aeronaves e serviços relacionados, é realizada através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo americano. Em 26 de maio de 2020, a FAA assinou uma Carta de Entendimento (LOA) com o Governo dos EUA, objetivando adquirir as dez aeronaves Beechcraft C-12B e equipamentos correspondentes.
A incorporação dos C-12B Huron ampliará a capacidade de transporte logístico de curto alcance da das Brigadas Aéreas II (Paraná), III (Reconquista), V (Villa Reynolds) e VI (Tandil), da Escola de Aviação Militar (Córdoba) e da Base Aérea Militar de Morón.
O C-12B é a versão militar do Beechcraft Super King Air, turboélice bimotor civil, com capacidade para dois tripulantes e 13 passageiros, alcance de 2.700 quilômetros e velocidade média de 330 nós (535 km/h). Essas aeronaves são utilizadas para várias funções, incluindo apoio logístico, evacuação médica, bem como transporte de passageiros e carga leve. A variante UC-12B é a versão naval da Marinha Americana e dos Fuzileiros Navais, e conta com uma porta de carga adicional.
@FFO