Destroços de MQ-9 estão na mão da Al-Qaeda. Um General Atomics MQ-9 Reaper caiu na África Ocidental no dia 18 de fevereiro deste ano. Oficialmente, a informação ainda não foi confirmada pelo US Africa Command ou por qualquer força militar operando do Sahel.
Apesar de não conformada, a queda foi alvo de postagens no aplicativo de mensagens instantânea Telegran, onde restos de um drone, que se acredita ser um MQ-9, tem circulado. O drone caiu em território controlado pelo grupo Jamaat Nusrat Al-Islam Wal-Muslimeen. Este grupo está ligado à organização terrorista Al-Qaeda. Segundo o autor da postagem no Telegram, o local onde o drone caiu fica a 200 km de Timbuktu — Mali.
O autor afirma que combatentes ligados à Al-Qaeda levaram os restos do drone. Os moradores, no entanto, conseguiram tirar fotos antes disto, que mostram componentes e peças de duas empresas americanas — General Atomics e a L3 Communications. Imagens do trem de pouso também se assemelham ao do MQ-9A. No momento, nenhum país que opera este drone anunciou a perda de um MQ-9. A França, que ainda mantém presença militar na região, opera o MQ-9 drone americano na região do Sahel.
O MQ-9 Reaper é um veículo aéreo de combate não tripulado [UCAV] projetado e produzido pela empresa norte-americana General Atamocis. Este drone já tem 22 anos desde que seu primeiro voo foi registrado em 2001. O drone americano tem sete pontos externos para armas/sendores/tanques. Eles podem levar até 1.500 lb [680 kg] nas duas estações internas; até 750 lb [340 kg] nas duas estações intermediárias e até 150 lb [68 kg] nas estações externas. O drone consegue transportar até quatro mísseis ar-terra AGM-114 Hellfire.
@CAS