• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Destacamento Typhoon da AMI na Polônia vê crescer número de interceptações de aviões russos

13 de outubro de 2022
Destacamento Typhoon da AMI na Polônia vê crescer número de interceptações de aviões russos (Foto: AMI).

Destacamento Typhoon da AMI na Polônia vê crescer número de interceptações de aviões russos. Nas últimas semanas, o destacamento de caças Eurofighter Typhoon da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) enviados para a Polônia, realizaram 16 surtidas QRA (Quick Reaction Alert) para interceptar 19 aviões de combate russos. Em apenas uma semana, foram acionados oito “Alpha Scrambles”, ou saídas de alertas reais, sendo a mais recente na manhã de 06 de outubro.

Este número é considerado “impressionante” pelo Comandante da Força-Tarefa taliana “White Eagle”, o destacamento Typhoon da AMI que apoia a missão de Policiamento Aéreo Aprimorado (ePA) da OTAN na Polônia..

“Na Polônia a atividade é intensa. Todas essas aproximações de aeronaves russas do espaço aéreo da OTAN, sempre sobre as águas internacionais, são inéditas aqui. No entanto, mantemos a calma e estamos preparados para fazer o nosso trabalho. Nosso moral está alto”, disse o Coronel Salvatore Florio, Comandante do TFA “White Eagle” à agência de notícias Adnkronos.

Conforme noticiamos, os quatro Typhoon da AMI chegaram na base polonesa de Malbork em 28 de julho, e são oriundos de quatro Stormos (Alas): 4° ‘Amedeo d’Aosta’, 36° ‘Riccardo Helmut Seidl’, 37° ‘Cesare Toschi’ e 51° ‘Ferruccio Serafini’. Quando necessário eles recebem suporte de outros ativos como por exemplo do avião- tanque KC-767A e do G550 CAEW (Conformal Airborne Early Warning) , ambos pertencentes ao 14° Stormo da Base Aérea de Pratica di Mare, na Itália.

Seu papel na região é reforçar a postura de dissuasão no flanco nordeste do espaço aéreo da OTAN, bem como garantir a integridade e segurança do espaço aéreo polonês e de todos os países da Aliança, mantendo uma flexibilidade estratégica para intervir rapidamente em outras áreas em caso de necessidade.

Em muitas saídas, os Typhoon italianos voam ao lado dos MiG-29 da Força Aérea Polonesa, que são baseados em Malbork.

“Voamos pelo menos duas vezes por dia e acima de 40 horas de interceptação operacional real, o que soma mais de 250 horas operacionais no limite do espaço aéreo polonês sobre águas internacionais”, disse o coronel Florio.

Antes de se deslocar para apoiar o eAP em Malbork, na Polônia, os Typhoon da AMI completaram a missão eAPA-S (Enhanced Air Policing Area South) da OTAN na Romênia. Inicialmente prevista para durar apenas quatro meses, a missão se estendeu por sete meses e foi concluída em 1º de julho. Isso ocorreu devido a resposta da OTAN às ações russas na Ucrânia, que também levou o destacamento italiano a dobrar o número de aeronaves para oito F-2000.

Parece que a atividade russa no Báltico está bem acima do que os italianos observaram em outras implantações anteriores. “O número de incursões russas nas FIRs polonesa e sueca está se intensificando […] Às vezes os russos são cooperativos, em outros casos menos, mas temos cuidado e tentamos evitar qualquer tipo de mal-entendido”, disse Florio segundo a ANSA .

Os italianos já identificaram cerca de 19 aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas e da Marinha Russa. As primeiras imagens que foram divulgadas pela AMI em 22 de setembro mostraram que foram identificadas aeronaves como Su-24 Fencer, Su-27, Su-30s e alguns aviões espiões Il-20.

Fonte: The Aviationist

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login