Desfile das Forças Populares do Iraque apresenta drones iranianos. As Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF – Popular Mobilisation Forces) comemoraram seu sétimo ano de criação, com um desfile realizado no dia 26 de junho. Durante o evento, foram exibidos veículos aéreos não tripulados (UAV – Unmanned Aerial Vehicles) produzidos pelo Irã e que, conforme analistas e observadores internacionais, a mídia oficial evitou exibi-los nas imagens, para minimizar as ligações com Teerã e os recentes ataques às bases militares americanas.
O desfile foi originalmente programado acontecer em Bagdá no início de junho, mas por motivos não divulgados, foi adiado e transferido para Camp Ashraf, uma base no leste da província de Diala. A cerimônia contou com a presença do primeiro-ministro iraquiano Mustafa al-Kadhimi.
Algumas fotografias mostram um “Mohajer 6” armado com munições guiadas, sendo transportado em um caminhão. Conforme observado por Janes Defense, este é um dos mais recentes modelos de UAV produzidos no Irã, e as imagens dele no desfile não são mostradas pelo vídeo do evento, pulicado pelo PMF no seu canal no YouTube.
Fotografias e vídeos amadores do evento também mostraram que o Mohajer-6 foi precedido por vários outros tipos de UAVs transportados em picapes. Ainda conforme Janes, dois outros modelos de UAVs, com trens de pouso com rodas, foram mostrados. Os especialistas não conseguiram determinar o modelo exato, comparando-os por similaridade com os iranianos Ababil-3 ou Karman-12.
Outro modelo de UAV observado no desfile era semelhante à versão “Samad”, usada pelo grupo iemenita Ansar Allah (Houthis), apoiado pelo iraniano, mas que não há evidências que estejam em operação para as forças militares iranianas. O grupo Hizbullah, apoiado pelo Irã, exibe um tipo semelhante em seu museu em Mleeta, no sul do Líbano. Este drone é utilizado em missões de vigilância e reconhecimento armados, e possui esquis ao invés de trens de pouso com rodas.
Fonte: Janes Defense