DESAER e prefeitura de Maricá/RJ firmam parceria para instalação de fábrica de aeronaves no município. A empresa nacional DESAER em 09 de abril, um protocolo de intenções com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR) marcando o início das tratativas para a instalação de uma fábrica de aeronaves no município fluminense, consolidando Maricá como um novo polo de inovação e tecnologia no setor aeroespacial brasileiro.
O acordo assinado entre o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, e a DESAER, fundada por engenheiros e técnicos vindos da Embraer, visa o desenvolvimento e a produção na futura fábrica de Maricá, do bimotor ATL-100, uma nova e inovadora aeronave de médio porte que deverá se posicionar no mercado dos atuais Cessna Caravan e ATR.
A CODEMAR está utilizando a sua possibilidade de oportunidade de negócios permitidos pela lei para fazer um investimento estratégico para a cidade, segundo o presidente da companhia, Hamilton Lacerda. “A ideia sempre foi trazer atividades de alta tecnologia e de cadeia produtivas complexas, porque dessa maneira a gente consegue gerar mais empregos na cidade, além de melhores salários. A cadeia aeronáutica, sem dúvida nenhuma, é uma delas. Esse protocolo de intenções para trazer uma indústria aeronáutica com a Desaer aqui para a CODEMAR é um passo histórico, um momento histórico, e a gente tem certeza que será um sucesso”, comemorou Lacerda.
A empresa já possui estudos em andamento e parcerias estratégicas em fase de consolidação para viabilizar as próximas etapas do projeto. O projeto prevê estudos de viabilidade, prototipagem e validação de tecnologias, com foco em áreas como aerodinâmica, materiais avançados, sistemas de propulsão e soluções digitais sustentáveis. Além de criar uma aeronave mais eficiente e competitiva, a iniciativa busca garantir a proteção da tecnologia desenvolvida e atender à crescente demanda por transporte aéreo mais seguro e sustentável.
O engenheiro aeronáutico e CEO da Desaer, Evandro Fileno, agradeceu a confiança da CODEMAR. “Agradeço pela primeira etapa concluída. A nossa expectativa é já estarmos aqui nos próximos meses com uma equipe de engenharia. A ideia inicial é trazer alguns engenheiros meus que vão ser os cabeças, e contratar mão de obra técnica e engenheiros da cidade. A gente vai ter um trabalho dentro da empresa que é o apadrinhamento. Cada um que vem, apadrinha quatro ou cinco daqui e dá o treinamento. As pessoas vão estar capacitadas a trabalhar já no ramo”, explicou.
ATL-100
O ATL-100 é um projeto de aeronave turboélice bimotor de asa alta, não pressurizada, projetada para múltiplas funções, incluindo transporte de passageiros, carga e operações militares.
Em 2020, a DESAER firmou uma joint venture com o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) de Portugal para acelerar o desenvolvimento e a produção do ATL-100. Essa parceria resultou na criação de uma unidade de produção em Évora, Portugal, além de uma fábrica em Araxá, Minas Gerais, Brasil.
Em 2022, a DESAER anunciou o desenvolvimento do ATL-100H, uma versão híbrida do avião que combina dois motores turboélice convencionais com dois motores elétricos magni350 fornecidos pela empresa norte-americana magniX. Essa configuração visa reduzir o consumo de combustível entre 25% e 40%, dependendo da missão, além de diminuir os níveis de ruído durante a decolagem.
O ATL-100 é visto como um potencial substituto dos envelhecidos Embraer Bandeirante da Força Aérea Brasileira e uma opção moderna e eficiente para o transporte regional. Com sua versatilidade e capacidade de operar em condições adversas, o ATL-100 busca atender às necessidades de mercados que demandam aeronaves robustas e de fácil manutenção.
@FFO