DESAER avança no desenvolvimento do futuro bimotor ATL-100. O novo bimotor ATL-100, atualmente em desenvolvimento pela empresa brasileira DESAER (Desenvolvimento Aeronáutico Ltda.), deverá ser lançado até o final de 2023, com as primeiras unidades entregues para os clientes em 2026. A informação foi divulgada pelo site Canaltech. Fundada em 2017 por ex-funcionários da Embraer, a DESAER tem uma parceria com a empresa portuguesa CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), para o desenvolvimento deste novo turboélice.
O ATL-100 é um projeto com baixo custo de desenvolvimento, destinado para transporte de passageiros e cargas, que deverá contar com versões civis e militares. Segundo o fabricante, o bimotor turboélice será tão eficiente quanto seus concorrentes mais próximos, como o Viking Air DHC-6 Twin Otter, o Let L-410 e o Dornier 228.
De acordo com o fabricante, o futuro ATL-100 poderá ser configurado internamente para diversos tipos de missões, como transporte civil com até 19 passageiros; puramente cargueiro para cerca de 2.500 kg de cargas; configuração militar para até 12 paraquedistas; ambulância aérea para operações aeromédicas; entre outras opções. A autonomia esperada é de aproximadamente 1.600 quilômetros, com uma velocidade de cruzeiro de 430 km/h, e peso máximo de decolagem de 8.600 kg. A aeronave também poderá operar em pistas não pavimentadas.
A DESAER define o ATL-100 como sendo um “Sitema Logístico”, ou seja, uma aeronave logística que precisa estar disponível e pronta para o operador cumprir um variado leque de missões, sendo esse o sentido no qual o avião está sendo desenvolvido, desde o projeto, até os requisitos de confiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança. A inspiração para esta abordagem vem do que é discutido no AeroLogLab-ITA, e cuja metodologia foi seguida em todas as fases do desenvolvimento do projeto do futuro avião de transporte brasileiro.
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