Depois de 30 anos USAF retira últimos F-15C Eagle da Europa. Após quase trinta anos operando no continente europeu, o último caça de superioridade aérea F-15C Eagle da 48th Fighter Wing da USAF, deixou a Base Aérea RAF Lakenheath, no Reino Unido, no dia 27 de abril.
“Hoje nos despedimos da nossa frota de F-15C. Desde a sua chegada aqui, em 1994, o Eagle ocupou um lugar especial no coração de nossos aviadores e da comunidade local. Os Eagles começarão um novo capítulo de serviço em suas carreiras ao retornarem para casa, nos EUA, e continuar voando na Guarda Aérea Nacional”, disse o Comando da RAF Lakenheath.
A versão “C” do Eagle da USAF chegou pela primeira vez ao teatro europeu em 1977, no auge da Guerra Fria. Desde então, os F-15C patrulharam os céus da Europa com uma folha de serviços brilhantes, marcando um capítulo importante na história da aviação militar.
Atualmente os F-15C/D (C = Eagle monoplace / D = Eagle biplace) permanecem ativos em três unidades da Guarda Nacional Aérea Nacional da USAF: o 493rd Fighter Squadron “Grim Reapers”, em Lakenheath, e os 44th e 67th FS em Kadena, no Japão.
Enquanto dois esquadrões com F-15E Strike Eagles permanecerão em Lakenheath AFB, o 493rd FS está sendo reequipando com os novos F-35A, juntamente do 495th FS “Valkyries”, que sendo ativado.
Fonte: USAF/48th Fighter Wing
@FFO