Denel e Aselsan juntas na modernização dos Rooivalk. A Denel Aeronautics e a Aselsan assinaram um acordo cobrindo a futura modernização dos aviônicos do helicóptero de ataque Denel AH-2 Rooivalk.
A Denel disse que assinou um Certificado de Conquista de Marco com a Aselsan em 27 de julho de 2023, estabelecendo uma definição de compartilhamento de trabalho em relação à modernização de aviônicos. As duas empresas identificaram áreas de cooperação para uma possível atualização do helicóptero, atualmente no Bloco 1F.
No Africa Aerospace and Defence (AAD) em setembro de 2022, Denel e Aselsan concordaram em trabalhar para a integração do sistema MEROPS da Aselsan no Rooivalk e, possivelmente, no veículo aéreo não tripulado Seeker 400.
A Aselsan é uma empresa turca, que possui uma subsidiária (Aselsan South Africa) com sede em Pretória. A filial local serve como um centro de excelência para a empresa-mãe na Turquia e não apenas fornece recursos de design e desenvolvimento, mas também atua como o centro de estratégia e desenvolvimento de negócios.
Como fabricante de equipamento original Rooivalk, a Denel Aeronautics é a autoridade de design do helicóptero e integrou com sucesso subsistemas aviônicos de várias empresas. O CEO interino do Grupo Denel, Michael Kgobe, disse que “a experiência e as capacidades da Aselsan a tornam a parceira tecnológica preferida para o programa de modernização sul-africano Rooivalk e estamos muito satisfeitos que a Aselsan continue a mostrar compromisso com nosso acordo de colaboração, excedendo os objetivos e o escopo do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em setembro de 2022 em apenas seis meses.”
As atualizações da Aselsan para o Rooivalk incluem um cockpit de digital, mapa móvel digital, um novo sistema de exibição montado no capacete e um sistema de gerenciamento de voo moderno. Um novo Sistema de Navegação Inercial (INS) e um Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de comunicação V/UHF e HF baseados em software, capaz de identificar amigos ou inimigos (IFF) também serão anexados.
Para aumentar a capacidade de sobrevivência, o Rooivalk modernizado terá vários sistemas defensivos, como RWR, chaff/flare e jammers infravermelhos contra mísseis infravermelhos.
Por vários anos, a Denel, a South African Air Force (SAAF) e a Armscor têm tentado desenvolver o helicóptero Rooivalk Mk II, após um estudo de obsolescência do atual Rooivalk concluído em 2016. Porém, o pouco financiamento foi disponibilizado tem sido um problema. A Denel vê potencial na aeronave e espera pelo menos fazer melhorias na aeronave.
A SAAF encomendou 12 Rooivalks e o primeiro entrou em serviço em julho de 1999. Três Rooivalk foram destacados para apoiar a Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) em 2013 e permaneceram no papel de apoio ao combate lá desde então.
@CAS