

Delegação da Força Aérea Uruguaia visita a Agrale. Uma aeronave da Força Aérea Uruguaia (FAU) recentemente esteve na cidade gaúcha de Caxias do Sul, trazendo uma delegação de militares, entre oficiais e técnicos, para uma visita nas instalações da Agrale, uma renomada fabricante local de veículos militares. Dentro de poucos dias o Exército Nacional Uruguaio receberá suas primeiras ambulâncias Agrale Marruá AM11 e AM23.
Os militares uruguaios vieram a bordo do CASA C212-200M matrícula FAU 532 (c/n 189) do Escuadrón Aéreo N°3 Transporte (EA3T) sediado em Montevidéu/Intl Carrasco — Gral Cesareo L. Berisso (SUMU). A aeronave pousou na pista 33 do por volta das 11h30 do dia 08/09/2025.
O Comando Logístico Aéreo tem interesse em um número modesto de veículos 4×4, cerca de uma dúzia, para apoiar algumas missões, como inspeções de sensores, operações de serviço meteorológico, manobras, entre outras.

Se for possível e não houver outras ofertas, a aquisição de unidades da Agrale pela FAU, também pode despertar o interesse de outras Forças de Defesa ou Segurança do Uruguai.
Como o Exército já vai operar 84 ambulâncias Marruá AM11 e 5 AM23, algumas das quais serão entregues na próxima semana, talvez fosse interessante para a FAU e futuros operadores ter instalações locais de manutenção, em alguma capacidade de logística conjunta.

Desenvolvidos especialmente para aplicações militares e de segurança pública, os veículos Agrale Marruá 4×4 têm excelente desenvoltura e enfrentam com vigor qualquer tipo de terreno. Apresentados nas versões ½t, ¾t e 1½t, modelos ambulância, reconhecimento, transporte de tropas, guerra eletrônica e comando e controle de operações. Possuem características únicas, das quais se destaca o robusto trem de força, o amplo curso da suspensão e a resistência do conjunto, garantindo desempenho inigualável em operações militares. Fabricados pela Agrale, empresa brasileira criada em 1962 que produz modernas linhas de tratores, caminhões, chassis para ônibus, utilitários 4×4, veículos militares, motores diesel e grupos geradores.
A delegação retornou ao Uruguai na tarde de terça-feira–9/09 com o FAU 532 decolando por volta das 15h25 de Caxias do Sul/CXJ, com uma escala em Pelotas/PET.
Texto: Javier Bonilla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS