Delegação argentina irá à Dinamarca para avaliar os F-16A/B. O Comando da Força Aérea Argentina (FAA) avança no processo de avaliação da proposta de aquisição dos caças F-16A/B Fighting Falcon da Forsvaret, ou Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF). No próximo mês de novembro uma equipe da FAA irá à Dinamarca para conhecer os jatos in loco.
A viagem foi confirmada na quarta-feira (05), pelo ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, na Comissão de Orçamento e Finanças do Congresso Nacional.
A proposta da Dinamarca tem o apoio dos Estados Unidos, que trabalha nos bastidores para facilitar a venda dos jatos ao país sul-americano. Os EUA estariam negociando com Reino Unido uma flexibilização do bloqueio de vendas de aeronaves militares para a Argentina. De acordo com um artigo publicado no site do United States Naval Institute (USNI), o objetivo seria a facilitação da venda de caças F-16A/B dinamarqueses para a Força Aérea Argentina.
Depois que a proposta russa de aeronaves MiG-35 foi descartada, os caças sino-paquistanês JF-17 Thunder Block III, o indiano HAL Tejas e os F-16 da Dinamarca continuam no páreo para reequipar a primeira linha da defesa aérea da Argentina. Os militares da FAA já visitaram a China e o Paquistão, e está confirmada uma viajem para a Índia, ainda sem data divulgada.
@FFO