Defesa Sueca alerta país para possibilidade de guerra. O ministro da Defesa da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, alertou o país para a possibilidade real de a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se alastrar para o território sueco.
Dado que se espera que a Suécia vai ingressar na OTAN em 2024 e olhando para um contexto mais amplo da guerra da Rússia na Ucrânia, o Ministro da Defesa da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, instou os seus concidadãos a prepararem-se para a guerra, durante seu discurso na conferência Folk och Försvar em Sälen, no dia7/01.
“Pode haver guerra na Suécia”, disse Bohlin em um discurso no domingo, na conferência anual de segurança Folk och Försvars.
“Não quero apelar ao medo, mas à consciência”, afirmou. “Quero abrir uma porta que está muitas vezes fechada pelas exigências e desafios da vida cotidiana. Uma porta que muitos suecos podem ter mantido fechada durante toda a vida. Uma porta para um espaço onde somos confrontados com uma questão importante: quem somos nós se a guerra chegar?”
No discurso, Bohlin disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não percebeu que derrubava essa porta em cada ucraniano em 2014. “Quando chegamos a fevereiro de 2022, no início da invasão em grande escala, o povo ucraniano tinha, individual e coletivamente, estado a formular a sua resposta: ‘somos um povo, e uma sociedade, que enfrentará a guerra aberta com a resistência aberta’, e foi isso que fizeram”, disse.
Bohlin também alertou que “todos têm de compreender” que o tempo é um recurso precioso na situação atual. “Se há uma coisa que me mantém acordado à noite é a sensação de que as coisas andam muito devagar e com isto a solução também é lenta”.
Comentando a opinião de Bohlin na emissora sueca SVT na segunda-feira (08/01), o comandante-em-chefe das Força Armadas da Suécia, General Micael Bydén, disse concordar com o que o ministro disse. “Individualmente, é preciso preparar-se mentalmente”, disse Bydén. “Esta é uma situação muito grave e a clareza de ontem era inconfundível. Trata-se agora de passar das palavras e da compreensão à ação”. Ele acrescentou: “Veja as notícias da Ucrânia e faça perguntas simples: se isso acontecer aqui, estou preparado? O que devo fazer? Quanto mais pessoas pensarem, considerarem e se prepararem, mais forte será a nossa sociedade”.
A Suécia tem tomado medidas para reforçar a sua defesa desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, nomeadamente através da sua candidatura à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). No entanto, a candidatura da Suécia enfrenta oposição da Turquia e da Hungria, impedindo a sua entrada na aliança. O Presidente Putin já avisou que a entrada da Suécia na OTAN, é um erro.
@CAS