Decisão se RAF irá substituir o Hawk T2 será definida em 2024. A Royal Air Force (RAF) entregará seu relatório do processo de Investigação de capacidades para a substituição da aeronave treinamento BAE Hawk T2 ainda este ano, visando fornecer mais informações sobre os custos e o cronograma do programa para um eventual substituto.
De acordo com informações divulgadas pelo governo do Reino Unido, a investigação da RAF considerará opções de aeronaves, simuladores e treinamento ao vivo/virtual associado para a substituição da atual capacidade do Advanced Jet Trainer da RAF.
“As descobertas da Investigação de Capacidade são esperadas ainda este ano e fornecerão evidências sobre os prováveis custos e prazos da solução de treinamento de substituição para o Hawk T2”, afirmou o Ministro de Aquisições de Defesa, James Cartlidge, em meados de março de 2024.
No entanto, o treinador a jato Hawk T2 está programado para permanecer em serviço até 2040, conforme o planejamento atual do Ministério da Defesa do Reino Unido. Durante o mês de fevereiro, entre 6 e 11 treinadores a jato Hawk T2 estiveram operacionais para a RAF, dependendo dos cronogramas de manutenção, de uma frota de 28 fuselagens.
A vida útil dos motores Rolls Royce Adour 951 está atualmente limitada a 1.700 horas de voo devido a “limitações de segurança” introduzidas após a descoberta de danos que afetam alguns componentes do motor, afirmou Cartlidge em 15 de março.
A manutenção da fuselagem Hawk T2 é fornecida sob o contrato Hawk Integrarei Support Solution (HISS). O preço do contrato HISS de abril de 2023 a março de 2024 é de £ 56 milhões (US$ 70,6 milhões), de acordo com dados do governo do Reino Unido. Além disso, o motor Adour 951 tem um preço do contrato HESS de abril de 2023 a março de 2024 é de £ 7,88 milhões.
Enquanto isso, no final de fevereiro foi revelado que a decisão de cancelar o programa Collision Warning System no treinador Hawk foi tomada pelo Ministério da Defesa como parte da Revisão Integrada de 2021, uma vez que não foi considerado nenhum sistema comercial pronto para uso disponível, que caberia no cockpit existente do Hawk T1.
Como resultado, o Ministério da Defesa buscava agora “a introdução de medidas adicionais a 14 aeronaves Hawk T1”. O T1 Hawks, o modelo mais antigo da variante T2 atualizada, entrou em serviço pela primeira vez na década de 1970.
Em 2022, uma aeronave de treinamento a jato Hawk T1 caiu durante o voo, com o instrutor e o aluno, onde ambos ejetaram com segurança. A causa do acidente foi atribuída a falha de componentes do motor e falhas de manutenção. As aeronaves Hawk T1 agora são usadas apenas pela equipe de exibição acrobática RAF Red Arrows, com treinamento a jato centrado na variante T2.
Com os problemas do T1 e T2, o treinamento de jato rápido da RAF do Reino Unido enfrenta dificuldades. No final de 2022, foi revelado o escopo da problemática capacidade de treinamento a jato do Reino Unido, com a divulgação de que os pilotos treinados para operar a frota de F-35 Lightning II era pouco superior à frota existente. Na época, o Reino Unido tinha 27 aeronaves F-35B e 33 pilotos capazes de operar a plataforma, incluindo três cedidos por outras nações (USAF, USMC e RAAF).
De acordo com dados oficiais do governo do Reino Unido, em 2022, o tempo médio de espera para os pilotos estagiários da RAF desde a conclusão do Sistema de Treinamento de Voo Militar até o início das suas conversões operacionais para o Typhoon e o F-35 é de aproximadamente 11 e 12 meses, respectivamente.
Dados adicionais revelaram que o tempo médio entre o início do curso de conversão operacional Lightning II e a obtenção do status de pronto para combate foi de 20 meses, juntamente com um intervalo médio de 68 semanas entre a conclusão do Treinamento Básico de Voo e o início do Treinamento Avançado de Jato Rápido para pilotos da RAF.
Por isto a decisão de substituir o T2 é primordial e precisa ser definida em 2024, sob pena de RAF não ter como treinar seus pilotos. A solução seria treinar eles fora, quem sabe na Escola Internacional de Treinamento de Voo ou International Flight Training School — IFTS (Fase 4) na Base Aérea de Decimomannu, na Sardenha.
@CAS