DECEA treina representantes de dez países membros da OACI. Aulas também promoveram o intercâmbio de informações entre os Estados membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, entre os dias 03 e 28 de abril, os cursos de Capacidade de Setor ATC (ATM044) e Capacidade do Sistema de Pistas (ATM045), organizados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Entre os alunos, havia representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O curso ATM044 tem como objetivo preparar o aluno para a atividade de medição de capacidade de setor ATC, por meio da coleta e análise dos dados em Centros de Controle de Aproximação (APP) ou em Centros de Controle de Área (ACC). Já o curso ATM045 prepara o aluno para realizar a medição de capacidade do sistema de pistas, a partir de coleta e análise dos dados em torres de controle de aeródromos.
Os treinamentos foram realizados em duas fases, sendo uma teórica, por meio de videoconferência, e uma prática presencial. As etapas presenciais ocorreram, respectivamente, nas dependências do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e na Torre de Controle do Galeão, no Rio de Janeiro.
“As metodologias aplicadas nos cálculos de Capacidade do Sistema de Pista e do Setor ATC, bem como o intercâmbio de informações entre os países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), são de extrema importância para que o conhecimento seja divulgado nos Estados envolvidos”, destacou o Primeiro-Tenente Controlador de Tráfego Aéreo Bruno Furtado Sá, do CGNA.
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) é a unidade subordinada ao DECEA que tem por finalidade permitir, a partir das intenções de voo, a harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.
Fonte: DECEA
@FFO