DECEA treina representantes de dez países membros da OACI. Aulas também promoveram o intercâmbio de informações entre os Estados membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, entre os dias 03 e 28 de abril, os cursos de Capacidade de Setor ATC (ATM044) e Capacidade do Sistema de Pistas (ATM045), organizados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Entre os alunos, havia representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O curso ATM044 tem como objetivo preparar o aluno para a atividade de medição de capacidade de setor ATC, por meio da coleta e análise dos dados em Centros de Controle de Aproximação (APP) ou em Centros de Controle de Área (ACC). Já o curso ATM045 prepara o aluno para realizar a medição de capacidade do sistema de pistas, a partir de coleta e análise dos dados em torres de controle de aeródromos.
Os treinamentos foram realizados em duas fases, sendo uma teórica, por meio de videoconferência, e uma prática presencial. As etapas presenciais ocorreram, respectivamente, nas dependências do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e na Torre de Controle do Galeão, no Rio de Janeiro.
“As metodologias aplicadas nos cálculos de Capacidade do Sistema de Pista e do Setor ATC, bem como o intercâmbio de informações entre os países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), são de extrema importância para que o conhecimento seja divulgado nos Estados envolvidos”, destacou o Primeiro-Tenente Controlador de Tráfego Aéreo Bruno Furtado Sá, do CGNA.
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) é a unidade subordinada ao DECEA que tem por finalidade permitir, a partir das intenções de voo, a harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.
Fonte: DECEA
@FFO
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizado no Rio de Janeiro, é a sede do Taller Torres de Controle Digitais/Remotas.
Em "Notícias"
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu entre 30/08 e 02/09 uma comitiva da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a auditoria 2024. O objetivo é garantir a manutenção da segurança e do alto padrão no controle de tráfego aéreo no país.
Em "Notícias"
Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando do 17º Ciclo de Reuniões do Painel de Procedimentos de Voo por Instrumentos (IFPP). O evento realizado na semana passada foi promovido pela Organização de Aviação Civil Internacional…
Em "Notícias"