DECEA realiza reunião com a comunidade aeronáutica civil. Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estiveram reunidos com presidentes e representantes de companhias aéreas, concessionárias e associações. A reunião foi realizada no dia 08 de novembro, no Clube de Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ), e teve como objetivos a apresentação de projetos em andamento no DECEA e o estabelecimento de um canal de comunicação com todos os setores envolvidos com aviação.
“É importante reunir os stakeholders da aviação no Brasil com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo capitaneando esta iniciativa. Sabemos o quanto a aviação vem sofrendo para recuperar os índices anteriores à pandemia do COVID-19, então é simbólico estarmos juntos, os relacionamentos se fortalecem pessoalmente”, ressaltou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Também estiveram presentes no evento a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A., além de representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB) e Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA).
“Este é um evento para aproximar companhias, associações e concessionárias. Uma oportunidade para atualizar as ações que vêm sendo empreendidas pelo DECEA. O grande objetivo é estarmos juntos e torcendo para a que a vacina alcance e imunize a população”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, Diretor-Geral do DECEA.
Os projetos do DECEA foram apresentados pelo Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel, que contou que a ideia é divulgar empreendimentos do DECEA, que têm relação com as companhias aéreas, concessionárias e associações.
Além dos projetos em andamento, o Oficial-General dissertou sobre a visão estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB) e do DECEA, o Plano de Implementação ATM Nacional (PCA 351-3), e o Programa SIRIUS.
Ao final do evento, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini se colocou à disposição para se reunir com empresas aéreas, concessionárias e associações.
“Vamos atender de acordo com a disponibilidade, agradeço a presença da Infraero, ANAC, SAC e NAV Brasil, que junto com o DECEA, são órgãos de governo. Analisando a demanda empresarial, tentaremos fazer o melhor dentro da segurança, o melhor para a nossa população e para o nosso país”, concluiu o Oficial.
Fonte: FAB
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO